A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

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terça-feira, 19 de maio de 2015

PERFIL DO MINISTRO INFANTIL


PERFIL DO MINISTRO INFANTIL

Chamados para missão de fazer profundas mudanças nessa geração

Para meditar e orar:

TEXTO BÍBLICO: “O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo como o seu senhor.” (MATEUS 24-25)

O discípulo deve ser como seu mestre... Seguir os teus exemplos.
Nós como servos de Deus temos um modelo a seguir que é Cristo, sendo assim temos que produzir frutos como diz em João 15:16, o próprio foi quem nos escolheu tamanha a nossa importância como cooperadores de sua obra, Jesus  é nosso padrão e nós ocupamos uma posição ímpar nos teus planos.

Filipenses 2:5-11
JESUS NOSSO EXEMPLO:
   

NÃO JULGOU COMO USURPAÇÃO SER IGUAL A DEUS: não pensou em si além do que convinha.
ESVAZIOU-SE: despojou-se do ego, desconsiderou-se.
ASSUMIU A FORMA DE SERVO: sem escolhas, sem horários, com consciência de pertencer ao outro, obedecendo a restrições.
HUMILHOU-SE: não buscou honra, glória e louvor dos homens para si, abriram mão de ser considerado.
OBEDECEU ATÉ A MORTE: escolher nunca dizer não a Deus, sob hipótese nenhuma. Sua obediência foi absoluta.
E MORTE DE CRUZ: morreu p/ vontade própria, viveu p/ servir, assumiu a culpa e sofreu o dano.



I-CARACTERÍSTICAS DO MINISTRO INFANTIL:

·               Ser crente;
·               Ter vida devocional;
·               Ter conduta exemplar;
·               Amar as crianças;
·               Conhecer os alunos;
·               Aceitar a criança como ela é;
·               Ser sensível às necessidades das crianças;
·               Inspirar confiança e amor;
·               Ser responsável e criterioso no preparo;
·               Se assíduo e pontual;
·               Ser sincero e imparcial;
·               Ser calmo e seguro;
·               Ser alegre e compreensivo;
·               Ter visão do trabalho.







II-REQUISITOS DO MINISTRO INFANTIL:


1-Preparo:
·         Espiritual, 1pe 3.15.É se cheio do ESPÍRITO SANTO, controlado e movimentado pelo Espírito.
·         Intelectual (cultura geral);
·         Social (apresentação pessoal);
·         Físico (estado saudável).
     
      2-Paciência:
·         É o mesmo que longaminidade;
·         É fruto do Espírito Santo;
·         O nosso Deus é Deus de paciência, Rm 15.5;
·         É preciso ter muita paciência.

      3-Amor e dedicação:
·         É o serviço da melhor maneira, Ec 9.10.
·         É o zelo no trabalho; zelo com entendimento, Rm10.


III-ATITUDES DO MINISTRO INFANTIL:

1.    O líder deve ser carinhoso, porém firme. NÃO SEJA PARCIAL. O critério deve ser o mesmo para todas as crianças.
2.    Lembre o grande valor dos elogios, evitando críticas ao máximo e elogiando as atitudes e ações certas.
3.    Nunca envergonhe a criança com gritarias. Use uma voz suave e meiga.
4.    Desça ao nível da criança, para conversar com ela.
5.    Evite conversar com outros adultos durante a aula.
6.    Converse com as crianças e incentive a conversa delas
7.    Dê atenção individual às crianças, participando nas suas brincadeiras e atividades.
8.    Seja educado, respeitando a criança com palavras como: ”Por favor”, “obrigado”, ”desculpe”, etc.
9.    Ser criativo quando estiver preparando as atividades para criança.
10. De vez em quando é necessário dizer não
11. Fale sobre as ações e não sobre a personalidade da criança.

IV-PERGUNTAS PARA REFLETIR:

1.    Tenho uma experiência de fé em Cristo como meu Salvador?
2.    Para mim a Bíblia é a palavra de Deus e sinto a necessidade de compartilhar sua verdade com as crianças?
3.    Estou pronto a modificar meu modo de falar para que as crianças possam entender a Bíblia, em seu nível de compreensão?
4.    Sou uma pessoa equilibrada que pode agüentar as artes das crianças sem ficar nervoso?
5.    Tenho certa habilidade em organizar, planejar, estudar e cooperar com outros?
6.    Estou disposto a continuar aprendendo mais e mais sobre as crianças, para ensinar melhor?
7.    Tenho prazer em estar com as crianças e verdadeiro interesse em suas vidas individuais?
8.    Outras pessoas estão me incentivando a trabalhar com crianças porque reconhecem meu talento e disponibilidade?




CONHECENDO OS PEQUENINOS

MATERNAL:
TEXTO BÍBLICO: “Para que todo homem seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra” (II Tim. 3.17).


Objetivo Geral:
·         Satisfazer necessidades básicas;
·         Ajudar a se sentirem seguras, felizes e amadas;
·         Oferecer-lhes experiências que ajudem no seu crescimento e desenvolvimento físico, mental, emocional, social e espiritual.

Objetivo Específico:
·         Preparar o fundamento básico para conversão à Cristo;
·         Formar base para relação com a igreja de Jesus Cristo;
· Desenvolver elementos de conhecimento e convicção cristã;
Desenvolver atitudes cristãs.

Características:

      Zero a um ano

·         Gosta do familiar;
·         Pode ter medo de pessoas estranhas;
·         Reage a música;
·         É sociável;
·         Aprende através dos sentidos.

Um ano:

·               É ativa;
·         Não sabe repartir;
·         Brinca sozinha;
·         Gosta de tirar e colocar objetos dos lugares;
·         Gosta de pôr coisas na boca, bater, empurrar e pisar.
·         Estranha mudança.

     Dois anos:

·         É muito ativa;
·         Gosta de explorar os cinco sentidos;
·         Período curto de atenção;
·         Imita os adultos;
·         Fala palavras curtas;
·         Gosta de histórias curtas com sons onomatopéicos;
·         Gosta de ouvir histórias com repetições;
·         Pode aprender cânticos simples e curtos;
·         Começa a associar Deus com as maravilhas que o cercam;
·         Quer saber tudo. Pergunta: Que é isso? Que é aquilo?
·         Aprende pela experiência, exemplos. Muito depende do ambiente e das pessoas que o cercam.



Metodologia de ensino:

·         Usando os cinco sentidos;
·         Usando a curiosidade;
·         Usando a imaginação;
·         Usando a imitação
·         Usando a experiência ou a ação (aprender fazendo).

EXEMPLOS:
·         Histórias: curtas, vocabulário simples, com repetições, sons onomatopéicos, sem simbolismos, ao nível de compreensão e atenção das crianças.
·         Cânticos: curtos, simples, com repetições.
·         Oração: curta, linguagem simples, bem pessoal.
·         Figuras e livros: grandes, sem muitos detalhes, cores agradáveis, familiares à criança.
·         Encenação: imitações de animais, elementos da natureza e família.

INFÂNCIA:

TEXTO BÍBLICO: “Até que todos cheguem à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, À medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef. 4.13).


Três a quatro anos:

O ensino a essa faixa etária visa ajudá-las em tempo próprio, a aceitarem a Cristo e crescerem até a maturidade cristã.

Características:

·         É ativa tem bastante energia;
·         É curiosa e faz muitas perguntas;
·         Tem imaginação fértil;
·         Gosta de imitar;
·         Não entende muito de simbolismos;
·         Aprende através dos sentidos;
·         Está começando a tornar-se bondosa e prestativa, mas ainda é muito egoísta.


Metodologia de ensino:

·         Histórias bíblicas e de experiências;
·         Gravuras;
·         Músicas e cânticos;
·         Oração;
·         Conversação;
·         Atividades.











Características do método de ensino:

      1-História:
·         Poucos personagens, curtas, ter ação dos personagens, falar de coisas conhecidas da criança;
·         Introdução: Responde: Quem? Quando? Onde?
·         Meio: a série de acontecimentos;
·         Conclusão: ligeira e clara;
·         Usar sons onomatopéicos;
·         Saber bem da história e contá-la de um modo natural;
·         Deixar que os personagens falassem

      2-Gravuras:
·        Bíblicas, de crianças, de pessoas, de animais, de plantas e coisas da natureza;
·         Nítidas e claras;
·         Ao nível de compreensão das crianças;
·         Não simbólicas;
·         Sem muitos objetos.

     3- Cânticos:
·         Ajudam a criar a atmosfera desejada: louvor, oração, alegria,, reverência, etc.;
·         Cânticos apropriados devem ter melodia bonita e simples;
·         Ter palavras simples, que as crianças entendam;
·         Curtos e com muitas repetições;
·         Bom ritmo;
·         Expressar as emoções das crianças;
·          O professor deve saber bem o cântico;
·         Repetir o cântico várias vezes.

      4- Oração:
·         Caminhos para oração: cânticos, gravuras, história, natureza;
·         Modos de expressar em oração: adoração, súplica, gratidão;
·         Formas de oração: formal, informal e através dos cânticos.

     5- Conversação:
·         Ajuda a criança desenvolver-se;
·         Revela a atitude da criança;
·         Revela ao professor às necessidades e interesses da criança.

     6- Atividades:
1.    Oferecem meios de aprendizagem às crianças;
2.    Desenvolvem sentimentos;
3.    Importante porque as crianças canalizam as suas energias.
4.    OBS: orientação para as atividades=
5.    O professor é o guia;
6.    O professor cria interesse na criança para a atividade;
7.     O professor aproveita a oportunidade para ensino;
8.    O professor ajuda às crianças a concluírem suas atividades.



INFÂNCIA II:
Cinco a seis anos:

Objetivo geral:

·         Formar na criança a conceituação bíblica:
·         Dar a criança conhecimento bíblico;
·         Prepara a criança para conversão;
·         Preparar a criança para filiação à igreja;
·         Ajudar a criança a ter atitudes e conduta cristã.

·         Bases do ensino bíblico:
·         DEUS: saber que Deus criou o mundo e as pessoas; que cuida do universo e das pessoas; que nos ama; que está perto e nos ouve e responde as nossas orações.
·         JESUS: crer que Jesus é filho de Deus; que nasceu pequenino e cresceu entre os homens; e que veio ao mundo para salvar as pessoas. Aprender que Jesus foi uma pessoa amável e obediente, e que quando adulto se tornou um bom homem e que servia aos outros. Aprender que Jesus é amigo, ajuda dor e salvador de cada pessoa.
·         BÍBLIA: crer que a bíblia é o livro que fala sobre Deus e Jesus; que suas histórias e ensinos são verdadeiros e que nos mostram como agir. Aprender a amar e respeitar a bíblia, procurando seguir seus ensinos;
·         IGREJA: entender que a igreja é um grupo de pessoas cultuando a Deus, juntas. Aprender sobre reverência e ordem no templo, o lugar onde vamos aprender de Jesus e cultuar a Deus.
·         LAR: que a família é dádiva de Deus, e que o relacionamento no lar deve ser de amor e cooperação. Entender que Deus providenciou a família p/ proporcionar um ambiente agradável p/ desenvolvimento da personalidade das pessoas.
·         O INDIVÌDUO: saber que Deus criou as pessoas que cuida delas, e as ama. Saber ser importante p/ Deus, e sentir o desejo de aprender e desenvolver-se p/ o louvor e a adoração ao Senhor. Entender que é preciso relacionar-se bem com as outras pessoas, que também foram criadas por Deus.
·         O PRÓXIMO: Aprender que se devem amar os outros, sem distinção, por serem criaturas de Deus. Aprender a conviver com outros, respeitar e aceitar suas diferenças, seus direitos e suas propriedades. Aprender a trabalhar com outros, repartir ou emprestar, a ajudar a quem precisa e falar de Jesus a quem não o conhece.




Metodologia de ensino:

·         Atividades com a bíblia;
·         Atividades com figuras;
·         Atividades com músicas;
·         Atividades com a natureza;
·         Atividades com livros;
·         Atividades com jogos;
·         Atividades com artes criadoras;
·         Encenação.

INFÂNCIA III:

7 a 8 anos:

O OBJETIVO GERAL E FINAL VISA:

·         Formar na criança a conceituação bíblica: através do conhecimento, experiência, vivência e práticas, que a criança possa buscar viver corretamente, seguindo os ensinos aprendidos.
·         Dar a criança conhecimento: a criança deve ser desafiada a memorizar textos bíblicos, a conhecer exemplos de pessoas da bíblia que poderá seguir. Só assim conhecendo a bíblia e tendo contato com a sua mensagem poderá aprender, para aplicar em sua vivencia diária.
·         Preparar a criança para sua conversão e filiação a igreja: tem condições de entender o que é pecado, precisam conhecer a cristo, já entendem a mensagem da salvação.
·         Ajudar a criança a ter atitudes e condutas cristas: entendem que Deus se alegra com boas ações. Todas devem ser estimuladas a aprenderem agir de maneira que agrade a Deus.

Características:

·         Atividade:
·         Estão em pleno desenvolvimento;
·         São muito ativos;
·         Suas atividades são constantes e exploratórias;
·         Independência:
·         Já fazem uma serie de coisas sozinhas;
·         Gostam de fazer muitas coisas sem orientação dos adultos;
·         Energia física e mental:
·         Não gostam de ficar parados;
·          Usam sua força física e raciocínio;
·         Já sabem ler e quer usar isso.
·         Tendência religiosa:
·         Gostam do convívio na igreja;
·         Sentem prazer em aprender sobre a bíblia;
·         Querem conhecer sobre as coisas espirituais;
·         Levam a serio os ensinamentos bíblicos;
·         Cultuam a Deus com confiança e verdade;
·         Observam os exemplos dos professores.
·          
Metodologia de ensino:

·         Atividades com a bíblia:
·         Aprender duas divisões da bíblia;
·         Fazer exercícios bíblicos;
·         Memorizar versículos;
·         Memorizar textos curtos;
·         Atividades com musica:
·         Ilustra cânticos;
·         Usar instrumentos de bandinha;
·         Aprender hinos novos.
·         Atividades com figuras:
·         Identificar figuras com versículos bíblicos;
·         Montar quadros vivos;
·         Escrever historia.
·         Atividades sobre a natureza:
·         Plantar sementes e grãos;
·         Fazer painéis sobre o mundo de Deus;
·         Fazer pesquisa sobre coisas da natureza.
·         Atividades com livros:
·         Ler livros;
·         Confeccionar livros;
·         Atividades com jogos:
·         Fazer e armar.
·         Atividades com artes criadoras:
·         Pinturas, desenhos, colagem, dobragem, murais, etc.
·         Encenação:
·         Fantoches, teatros, musicais, mímicas.




“LEMBRE-SE: O MUNDO DA CRIANÇA NÃO É UM MUNDO DE PALAVRAS, MAS DE COISAS E DE AÇAO”. ELA NÃO APRENDE SOMENTE ATRAVES DO ENSINO TEÓRICO, MAS ATRAVÉS DE COISAS QUE FAZ DAQUILO QUE SENTE E DAS IMPRESSOES QUE RECEBE.


FABRÍCIO PEREIRA CORRÊA E MARCIA DANIELA LOPES CORRÊA.

BIBLIOGRAFIAS DE FONTE PARA O ESTUDO:

·         Clinica da EBD-Junta religiosa e publicações da Convenção Batista Brasileira;
·         Apostilas treinamento para professores EBD Assembléia de Deus E.S
·         Apostila do congresso de lideres infantil quadrangular 2007;
·         Nossa fonte inesgotável: A BIBLIA.