A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2015

PERFIL DO MINISTRO INFANTIL


PERFIL DO MINISTRO INFANTIL

Chamados para missão de fazer profundas mudanças nessa geração

Para meditar e orar:

TEXTO BÍBLICO: “O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo como o seu senhor.” (MATEUS 24-25)

O discípulo deve ser como seu mestre... Seguir os teus exemplos.
Nós como servos de Deus temos um modelo a seguir que é Cristo, sendo assim temos que produzir frutos como diz em João 15:16, o próprio foi quem nos escolheu tamanha a nossa importância como cooperadores de sua obra, Jesus  é nosso padrão e nós ocupamos uma posição ímpar nos teus planos.

Filipenses 2:5-11
JESUS NOSSO EXEMPLO:
   

NÃO JULGOU COMO USURPAÇÃO SER IGUAL A DEUS: não pensou em si além do que convinha.
ESVAZIOU-SE: despojou-se do ego, desconsiderou-se.
ASSUMIU A FORMA DE SERVO: sem escolhas, sem horários, com consciência de pertencer ao outro, obedecendo a restrições.
HUMILHOU-SE: não buscou honra, glória e louvor dos homens para si, abriram mão de ser considerado.
OBEDECEU ATÉ A MORTE: escolher nunca dizer não a Deus, sob hipótese nenhuma. Sua obediência foi absoluta.
E MORTE DE CRUZ: morreu p/ vontade própria, viveu p/ servir, assumiu a culpa e sofreu o dano.



I-CARACTERÍSTICAS DO MINISTRO INFANTIL:

·               Ser crente;
·               Ter vida devocional;
·               Ter conduta exemplar;
·               Amar as crianças;
·               Conhecer os alunos;
·               Aceitar a criança como ela é;
·               Ser sensível às necessidades das crianças;
·               Inspirar confiança e amor;
·               Ser responsável e criterioso no preparo;
·               Se assíduo e pontual;
·               Ser sincero e imparcial;
·               Ser calmo e seguro;
·               Ser alegre e compreensivo;
·               Ter visão do trabalho.







II-REQUISITOS DO MINISTRO INFANTIL:


1-Preparo:
·         Espiritual, 1pe 3.15.É se cheio do ESPÍRITO SANTO, controlado e movimentado pelo Espírito.
·         Intelectual (cultura geral);
·         Social (apresentação pessoal);
·         Físico (estado saudável).
     
      2-Paciência:
·         É o mesmo que longaminidade;
·         É fruto do Espírito Santo;
·         O nosso Deus é Deus de paciência, Rm 15.5;
·         É preciso ter muita paciência.

      3-Amor e dedicação:
·         É o serviço da melhor maneira, Ec 9.10.
·         É o zelo no trabalho; zelo com entendimento, Rm10.


III-ATITUDES DO MINISTRO INFANTIL:

1.    O líder deve ser carinhoso, porém firme. NÃO SEJA PARCIAL. O critério deve ser o mesmo para todas as crianças.
2.    Lembre o grande valor dos elogios, evitando críticas ao máximo e elogiando as atitudes e ações certas.
3.    Nunca envergonhe a criança com gritarias. Use uma voz suave e meiga.
4.    Desça ao nível da criança, para conversar com ela.
5.    Evite conversar com outros adultos durante a aula.
6.    Converse com as crianças e incentive a conversa delas
7.    Dê atenção individual às crianças, participando nas suas brincadeiras e atividades.
8.    Seja educado, respeitando a criança com palavras como: ”Por favor”, “obrigado”, ”desculpe”, etc.
9.    Ser criativo quando estiver preparando as atividades para criança.
10. De vez em quando é necessário dizer não
11. Fale sobre as ações e não sobre a personalidade da criança.

IV-PERGUNTAS PARA REFLETIR:

1.    Tenho uma experiência de fé em Cristo como meu Salvador?
2.    Para mim a Bíblia é a palavra de Deus e sinto a necessidade de compartilhar sua verdade com as crianças?
3.    Estou pronto a modificar meu modo de falar para que as crianças possam entender a Bíblia, em seu nível de compreensão?
4.    Sou uma pessoa equilibrada que pode agüentar as artes das crianças sem ficar nervoso?
5.    Tenho certa habilidade em organizar, planejar, estudar e cooperar com outros?
6.    Estou disposto a continuar aprendendo mais e mais sobre as crianças, para ensinar melhor?
7.    Tenho prazer em estar com as crianças e verdadeiro interesse em suas vidas individuais?
8.    Outras pessoas estão me incentivando a trabalhar com crianças porque reconhecem meu talento e disponibilidade?




CONHECENDO OS PEQUENINOS

MATERNAL:
TEXTO BÍBLICO: “Para que todo homem seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra” (II Tim. 3.17).


Objetivo Geral:
·         Satisfazer necessidades básicas;
·         Ajudar a se sentirem seguras, felizes e amadas;
·         Oferecer-lhes experiências que ajudem no seu crescimento e desenvolvimento físico, mental, emocional, social e espiritual.

Objetivo Específico:
·         Preparar o fundamento básico para conversão à Cristo;
·         Formar base para relação com a igreja de Jesus Cristo;
· Desenvolver elementos de conhecimento e convicção cristã;
Desenvolver atitudes cristãs.

Características:

      Zero a um ano

·         Gosta do familiar;
·         Pode ter medo de pessoas estranhas;
·         Reage a música;
·         É sociável;
·         Aprende através dos sentidos.

Um ano:

·               É ativa;
·         Não sabe repartir;
·         Brinca sozinha;
·         Gosta de tirar e colocar objetos dos lugares;
·         Gosta de pôr coisas na boca, bater, empurrar e pisar.
·         Estranha mudança.

     Dois anos:

·         É muito ativa;
·         Gosta de explorar os cinco sentidos;
·         Período curto de atenção;
·         Imita os adultos;
·         Fala palavras curtas;
·         Gosta de histórias curtas com sons onomatopéicos;
·         Gosta de ouvir histórias com repetições;
·         Pode aprender cânticos simples e curtos;
·         Começa a associar Deus com as maravilhas que o cercam;
·         Quer saber tudo. Pergunta: Que é isso? Que é aquilo?
·         Aprende pela experiência, exemplos. Muito depende do ambiente e das pessoas que o cercam.



Metodologia de ensino:

·         Usando os cinco sentidos;
·         Usando a curiosidade;
·         Usando a imaginação;
·         Usando a imitação
·         Usando a experiência ou a ação (aprender fazendo).

EXEMPLOS:
·         Histórias: curtas, vocabulário simples, com repetições, sons onomatopéicos, sem simbolismos, ao nível de compreensão e atenção das crianças.
·         Cânticos: curtos, simples, com repetições.
·         Oração: curta, linguagem simples, bem pessoal.
·         Figuras e livros: grandes, sem muitos detalhes, cores agradáveis, familiares à criança.
·         Encenação: imitações de animais, elementos da natureza e família.

INFÂNCIA:

TEXTO BÍBLICO: “Até que todos cheguem à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, À medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef. 4.13).


Três a quatro anos:

O ensino a essa faixa etária visa ajudá-las em tempo próprio, a aceitarem a Cristo e crescerem até a maturidade cristã.

Características:

·         É ativa tem bastante energia;
·         É curiosa e faz muitas perguntas;
·         Tem imaginação fértil;
·         Gosta de imitar;
·         Não entende muito de simbolismos;
·         Aprende através dos sentidos;
·         Está começando a tornar-se bondosa e prestativa, mas ainda é muito egoísta.


Metodologia de ensino:

·         Histórias bíblicas e de experiências;
·         Gravuras;
·         Músicas e cânticos;
·         Oração;
·         Conversação;
·         Atividades.











Características do método de ensino:

      1-História:
·         Poucos personagens, curtas, ter ação dos personagens, falar de coisas conhecidas da criança;
·         Introdução: Responde: Quem? Quando? Onde?
·         Meio: a série de acontecimentos;
·         Conclusão: ligeira e clara;
·         Usar sons onomatopéicos;
·         Saber bem da história e contá-la de um modo natural;
·         Deixar que os personagens falassem

      2-Gravuras:
·        Bíblicas, de crianças, de pessoas, de animais, de plantas e coisas da natureza;
·         Nítidas e claras;
·         Ao nível de compreensão das crianças;
·         Não simbólicas;
·         Sem muitos objetos.

     3- Cânticos:
·         Ajudam a criar a atmosfera desejada: louvor, oração, alegria,, reverência, etc.;
·         Cânticos apropriados devem ter melodia bonita e simples;
·         Ter palavras simples, que as crianças entendam;
·         Curtos e com muitas repetições;
·         Bom ritmo;
·         Expressar as emoções das crianças;
·          O professor deve saber bem o cântico;
·         Repetir o cântico várias vezes.

      4- Oração:
·         Caminhos para oração: cânticos, gravuras, história, natureza;
·         Modos de expressar em oração: adoração, súplica, gratidão;
·         Formas de oração: formal, informal e através dos cânticos.

     5- Conversação:
·         Ajuda a criança desenvolver-se;
·         Revela a atitude da criança;
·         Revela ao professor às necessidades e interesses da criança.

     6- Atividades:
1.    Oferecem meios de aprendizagem às crianças;
2.    Desenvolvem sentimentos;
3.    Importante porque as crianças canalizam as suas energias.
4.    OBS: orientação para as atividades=
5.    O professor é o guia;
6.    O professor cria interesse na criança para a atividade;
7.     O professor aproveita a oportunidade para ensino;
8.    O professor ajuda às crianças a concluírem suas atividades.



INFÂNCIA II:
Cinco a seis anos:

Objetivo geral:

·         Formar na criança a conceituação bíblica:
·         Dar a criança conhecimento bíblico;
·         Prepara a criança para conversão;
·         Preparar a criança para filiação à igreja;
·         Ajudar a criança a ter atitudes e conduta cristã.

·         Bases do ensino bíblico:
·         DEUS: saber que Deus criou o mundo e as pessoas; que cuida do universo e das pessoas; que nos ama; que está perto e nos ouve e responde as nossas orações.
·         JESUS: crer que Jesus é filho de Deus; que nasceu pequenino e cresceu entre os homens; e que veio ao mundo para salvar as pessoas. Aprender que Jesus foi uma pessoa amável e obediente, e que quando adulto se tornou um bom homem e que servia aos outros. Aprender que Jesus é amigo, ajuda dor e salvador de cada pessoa.
·         BÍBLIA: crer que a bíblia é o livro que fala sobre Deus e Jesus; que suas histórias e ensinos são verdadeiros e que nos mostram como agir. Aprender a amar e respeitar a bíblia, procurando seguir seus ensinos;
·         IGREJA: entender que a igreja é um grupo de pessoas cultuando a Deus, juntas. Aprender sobre reverência e ordem no templo, o lugar onde vamos aprender de Jesus e cultuar a Deus.
·         LAR: que a família é dádiva de Deus, e que o relacionamento no lar deve ser de amor e cooperação. Entender que Deus providenciou a família p/ proporcionar um ambiente agradável p/ desenvolvimento da personalidade das pessoas.
·         O INDIVÌDUO: saber que Deus criou as pessoas que cuida delas, e as ama. Saber ser importante p/ Deus, e sentir o desejo de aprender e desenvolver-se p/ o louvor e a adoração ao Senhor. Entender que é preciso relacionar-se bem com as outras pessoas, que também foram criadas por Deus.
·         O PRÓXIMO: Aprender que se devem amar os outros, sem distinção, por serem criaturas de Deus. Aprender a conviver com outros, respeitar e aceitar suas diferenças, seus direitos e suas propriedades. Aprender a trabalhar com outros, repartir ou emprestar, a ajudar a quem precisa e falar de Jesus a quem não o conhece.




Metodologia de ensino:

·         Atividades com a bíblia;
·         Atividades com figuras;
·         Atividades com músicas;
·         Atividades com a natureza;
·         Atividades com livros;
·         Atividades com jogos;
·         Atividades com artes criadoras;
·         Encenação.

INFÂNCIA III:

7 a 8 anos:

O OBJETIVO GERAL E FINAL VISA:

·         Formar na criança a conceituação bíblica: através do conhecimento, experiência, vivência e práticas, que a criança possa buscar viver corretamente, seguindo os ensinos aprendidos.
·         Dar a criança conhecimento: a criança deve ser desafiada a memorizar textos bíblicos, a conhecer exemplos de pessoas da bíblia que poderá seguir. Só assim conhecendo a bíblia e tendo contato com a sua mensagem poderá aprender, para aplicar em sua vivencia diária.
·         Preparar a criança para sua conversão e filiação a igreja: tem condições de entender o que é pecado, precisam conhecer a cristo, já entendem a mensagem da salvação.
·         Ajudar a criança a ter atitudes e condutas cristas: entendem que Deus se alegra com boas ações. Todas devem ser estimuladas a aprenderem agir de maneira que agrade a Deus.

Características:

·         Atividade:
·         Estão em pleno desenvolvimento;
·         São muito ativos;
·         Suas atividades são constantes e exploratórias;
·         Independência:
·         Já fazem uma serie de coisas sozinhas;
·         Gostam de fazer muitas coisas sem orientação dos adultos;
·         Energia física e mental:
·         Não gostam de ficar parados;
·          Usam sua força física e raciocínio;
·         Já sabem ler e quer usar isso.
·         Tendência religiosa:
·         Gostam do convívio na igreja;
·         Sentem prazer em aprender sobre a bíblia;
·         Querem conhecer sobre as coisas espirituais;
·         Levam a serio os ensinamentos bíblicos;
·         Cultuam a Deus com confiança e verdade;
·         Observam os exemplos dos professores.
·          
Metodologia de ensino:

·         Atividades com a bíblia:
·         Aprender duas divisões da bíblia;
·         Fazer exercícios bíblicos;
·         Memorizar versículos;
·         Memorizar textos curtos;
·         Atividades com musica:
·         Ilustra cânticos;
·         Usar instrumentos de bandinha;
·         Aprender hinos novos.
·         Atividades com figuras:
·         Identificar figuras com versículos bíblicos;
·         Montar quadros vivos;
·         Escrever historia.
·         Atividades sobre a natureza:
·         Plantar sementes e grãos;
·         Fazer painéis sobre o mundo de Deus;
·         Fazer pesquisa sobre coisas da natureza.
·         Atividades com livros:
·         Ler livros;
·         Confeccionar livros;
·         Atividades com jogos:
·         Fazer e armar.
·         Atividades com artes criadoras:
·         Pinturas, desenhos, colagem, dobragem, murais, etc.
·         Encenação:
·         Fantoches, teatros, musicais, mímicas.




“LEMBRE-SE: O MUNDO DA CRIANÇA NÃO É UM MUNDO DE PALAVRAS, MAS DE COISAS E DE AÇAO”. ELA NÃO APRENDE SOMENTE ATRAVES DO ENSINO TEÓRICO, MAS ATRAVÉS DE COISAS QUE FAZ DAQUILO QUE SENTE E DAS IMPRESSOES QUE RECEBE.


FABRÍCIO PEREIRA CORRÊA E MARCIA DANIELA LOPES CORRÊA.

BIBLIOGRAFIAS DE FONTE PARA O ESTUDO:

·         Clinica da EBD-Junta religiosa e publicações da Convenção Batista Brasileira;
·         Apostilas treinamento para professores EBD Assembléia de Deus E.S
·         Apostila do congresso de lideres infantil quadrangular 2007;
·         Nossa fonte inesgotável: A BIBLIA.





Como Contar Histórias


* Passe segurança! Não se desculpe ao começar, nem em palavras nem com uma expressão corporal encurvada.

* Conte em suas próprias palavras. Deixe a imaginação funcionar - isto é o que cria mágica e não malabarismos da memória.

* Se der branco, continue. Não faça caretas, chingue, nem se desculpe. Continue descrevendo detalhes de cores, locais. Isto estimula a imaginação e ajuda a memória. Ou então faça uma pausa, olhando todos nos olhos, como para levantar suspense (não olhe para o chão). Improvise!

* Mantenha as histórias até 10 minutos de extensão. Ensaie e cronometre.

* A introdução é crucial. "Você vai ganhar ou perder nos 3 primeiros minutos dependendo de como você começa".

Você tem que criar sua "audiência no grupo de crianças, cada uma com seus próprios pensamentos e focos de atenção, antes que você possa começar a contar uma história para elas. Deve haver, na introdução, o indício de que coisas excitantes irão acontecer, incitando a curiosidade, unindo as crianças em antecipação. Não dê tudo na introdução. Sempre mantenha um certo nível de mistério, antecipação e surpresa durante toda a história.

* Nós adultos tendemos a subestimar a capacidade das crianças de imaginar e fantasiar, e assim, muitas vezes fazemos muitos esforços para explicar ou justificar o "cenário" ou explicar tudo com detalhes. Na verdade o que atrai as crianças é a possibilidade de entender os aspectos implausíveis da história depois; o que é ótimo, você tem a atenção delas e elas ficarão pensando no que você disse.

* Para contar histórias você precisa de um pouco de habilidade em vendas, sinceridade (não tente fingir alegria, tristeza, etc.. seja verdadeiro!), entusiasmo verdadeiro (não ser barulhento ou artificial), animação (em gestos, voz, expressão facial) e mais importante, ser você mesmo.

* Nós queremos que a mensagem chegue clara e bem definida. Nosso objetivo é comunicar as verdades da Bíblia de uma maneira pessoal e com uma aplicação clara. Seja qual for a maneira que você conte a história, tenha certeza de ser objetivo! Não assuma que as crianças vão entender. Torne a história o mais real possível. Barret diz para não "contar a história de uma maneira cansada ou mal resumida. Pule dentro da narrativa, com a mesma intensidade que os fatos... “Escolha UM ponto e conte-o como se fosse a notícia mais interessante do mundo”. Mantenha simples e direto.

* Uma vez terminada a história, não fique divagando e corrigindo. Deixe os pensamentos das crianças presos no ponto da história, na mensagem central dela.

* Quanto mais você praticar, melhores ficarão as suas técnicas. Teste diferentes métodos, seja criativo. Você sempre aprende de suas próprias experiências. Não seja extremamente tímido ou preocupado "com o que os outros irão dizer se..." Não tenha medo de ser um palhaço ou fazer papel de bobo para Cristo e para as crianças. Humildade, amor e oração são elementos importantes para contar histórias, juntamente com criatividade e inovação. As crianças pegam muito mais do que a história de você; elas percebem o seu entusiasmo pessoal com a mensagem. Elas precisam ver que você foi tocado pela Palavra. Prepare o seu coração enquanto prepara a história.

* Tenha certeza de colocar algum drama, suspense na história. Deve haver uma situação que dirija ao climax e ao final da história. O conflito pode ser introduzido imediatamente ou aos poucos para aumentar o suspense e a intriga. Tente levar os ouvintes a se preocupar junto com os personagens e se envolver com o que acontece.

* O professor deve estudar a lição muito bem. Você precisa saber muita coisa para poder ensinar um pouquinho.

* Crianças aprendem com seus sentidos. Elas adoram sentir, cheirar, tocar, escutar e ver. Descreva personagens e locais vividamente, ajudando-os a solidarizar-se com os personagens.

* Numa audiência mista, tente colocar a história ao nível do mais novo.

* Características de uma boa história: Tema único e bem definido / Enredo bem desenvolvido / Estilo: imagens vívidas, sons e ritmo agradáveis / Caracterização / Coerente com a fonte / Apelo dramático / Apropriado / adequado aos ouvintes


Contar Histórias - Métodos

Ao escolher um método, comece por analisar a história e qual o seu objetivo. Em geral use:
Narração: quando a história tem um enredo simples e elementos familiares.
Participação ou cantos: quando você tem partes que se repetem frequentemente e/ou frases engraçadas
Material visual: quando a história for complicada ou contiver elementos desconhecidos.
Histórias caracterizadas: teatro, fantasias ou um único boneco. Quando o envolvimento ou o teatro ajudam a enfatizar a mensagem da história ou para facilitar a expressão de sentimentos e pensamentos interiores.
Dramatização: quando se quer ilustrar uma aplicação da mensagem ou se tem muitos personagens de igual importância.


Outras possibilidades são:

Ler a história diretamente para as crianças. Ao se preparar leia a história diversas vezes e pelo menos uma vez em voz alta. Ao ler para as crianças seja tão animado como se estivesse contando-a; leia devagar e olhe nos olhos das crianças..
"Vamos fazer de conta" muito bom para explorar atos e suas consequências
Contar uma experiência; algo que aconteceu a você, e de preferência que não te coloque como um "bom" exemplo
Discussão / perguntas e repostas Para crianças mais velhas; lembre-se que uma história bíblica não é uma palestra.


Métodos Envolventes:

História participativa. Como quando um mágico usa alguém da platéia (crianças guardam 60% do que fazem, 30% do que vêem e apenas 10% do que escutam).
Coros, cantos e histórias com eco. O professor combina com as crianças uma frase ou atitude a qual elas devem responder com uma palavra ou gesto específico. Ou faça com que as crianças criem os efeitos sonoros de acordo com a história sempre que você indicar. É impressionante a quantidade de coisas que eles memorizam assim.
Pantomima: É especialmente eficaz com grupos pequenos de crianças menores, em que eles "participam" na história ao representar.
Teatralizando: apos contar rápida e resumidamente a história deixe as crianças se tornarem os personagens.
Jogo de personificação: cada criança assume um personagem e deve reagir as situações que você apresenta.


Métodos visuais:

Histórias em sequencia: a medida que a história evolui, use uma série de figuras para ilustrá-la. Livros de colorir são boas fontes de material; Cuidado com: temporização (para que as figuras não sejam apresentadas antes do fato), controle o interesse do grupo e não distraia a atenção deles dos pontos importantes.
Quadros de Figuras ou palavras: A chave aqui é o elemento surpresa (o que será acrescentado depois?)
Figuras misteriosas: a medida que a história é contada vá desenhando uma série de linhas e formas sem sentido até que as linhas se formem objetos reconhecidos que dão ênfase a partes da história. (Simplifique o trabalho fazendo os traços a lápis, bem claro, antes. Certifique-se que o quadro e o desenho são grandes o suficiente para ser vistos por todos. Falar e desenhar ao mesmo tempo é mais complicado que parece; conheça bem a história e pratique antes).
Acrósticos: podem ser usados durante a lição preenchendo com as palavras no correr da história. (ex. escreva JESUS no quadro; a medida que a história continua escreva: José no J de Jesus, Esteve no E de Jesus, etc...
Flanelógrafo: Muito útil se a sequencia, movimento e relacionamentos são importantes para a história.
Métodos visuais são especialmente importantes se objetos desconhecidos são parte da história. As vezes é melhor apresentar os objetos antes da história para evitar confusão durante a narrativa.
Outros métodos visuais incluem modelagem, dobraduras, quadros de giz, mapas...


Métodos dramáticos

Ao contar uma história, lembre-se que suas expressões faciais e gestos são tão importantes como o tom e o som da sua voz. Aprenda a exagerar emoções, desenvolva diferentes vozes e personalidades, conte histórias em "bumerangue", isto é você dialoga com você mesmo.

História narrativa. O professor assume a postura de observador / testemunha, até as vezes usando uma fantasia. Ajude as crianças a "estar lá" com você, ver através dos seus olhos.
Esquetes ou quadros vivos. A história toda ou partes são encenadas.
Entrevista: onde o professor entrevista um personagem convidado (requer 2 pessoas ou você e 1 boneco)

Bonecos e fantoches. Existem diversos tipos de fantoches. Os mais simples podem ser feitos a partir de uma meia ou saco de papel ou simplesmente recortando silhuetas e colando-as a palitos de picolé.
Cada fantoche deve ter uma personalidade clara (ex. nervoso, tímido, orgulhoso.. ) e também uma voz que não devem mudar durante a história.
Não use fantoches apenas para narrar a história, Converse com o boneco ou faça com que atuem.
Tome cuidado ao usar fantoches em um teatro, para que eles não caiam da cena, a medida que seus braços cansem e para que sua voz alcance a platéia. Cuidado com movimentos fora de sincronia, diálogos muito complexos e excesso de objetos e cenários. Mantenha contato visual (olhar) entre os fantoches e entre fantoches e crianças.

Cuidados gerais:
Atente para moralização: Nós estamos tentando comunicar o amor de Deus para pecadores e não morais ou "faças" e "não faças". Não confunda o evangelho com a sabedoria da idade ou conselhos paternais.
Atente para possíveis erros de interpretação dos objetivos da lição. Cuide para não pegar as histórias literalmente ou carregá-las com outras conotações em detrimento da mensagem.


--------------------------------------------------------------------------------
Traduzido e adaptado de "Principles of Story Telling"


quinta-feira, 19 de março de 2015

CORINHOS INFANTIS

















ORGANIZANDO A NOITE DO PIJAMA

Festa do PIJAMA

Como organizar?

1 - Convite, se necessário, faça uma reunião com os pais explicando a programação, para evitar transtornos no futuro. Deixe claro o tema da festa e as roupas que as crianças devem usar.

2 - Local: de preferência um salão grande, sem muitos móveis. 
Para ornamentação faça pijamas de cartolina e pregue nas paredes, enfeitando com rendas, fitas e botões de verdade.

3- Programação: planeje o que vai acontecer com antecedência e providencie o material necessário para todas as atividades, deixe um tempo para as crianças dormirem no local, faça o "cantinho do sono" para as crianças que quiserem dormir e também marque um horário onde todas as crianças deverão ir dormir.

4 - Monitores - é fundamental ter pessoas treinadas para cuidar das crianças e desenvolver as atividades.

Dicas de programação

1) Pintura na tela (com papel cartão, ou tela, estimule pintura a dedo, com tinta guache, com carimbos, etc)

2) Teatro de fantoches (junte sua equipe e prepare um teatro com fantoches, e depois, monte uma oficina com fantoches de saco de papel, caixas de leite ou outros).

3) Contação de histórias - Separe seus melhores professores e faça grupos com histórias. Pode ser teatro de sombras, fazer uma história que as crianças acompanhem (divida os cenários em salas da igreja), pode entregar instrumentos e elas fazem os sons, etc...

4) Piquenique - se a igreja tiver uma área ao ar livre, uma quadra, um pátio, um estacionamento, faça essa programação.

5) Lanche especial (compre pães de metro e leve diversos recheios, ou peça aos alunos para trazerem. Monte um belo sanduíche e levem para o piquenique)

6) Show de talentos . Aquelas crianças com veia artística vão amar. Eles podem apresentar uma música gospel, uma poesia, um teatrinho, etc... todos participam e será muito especial conhecer novos talentos.

7) Amigo oculto - se você tiver um grupo de alunos assíduos, pode fazer um amigo oculto com coisas que eles têm em casa, ou que eles mesmos farão. Podem ser desenhos, pode ser uma receita especial, qualquer coisa... o importante é o momento de troca e comunhão com os outros amiguinhos.

8) Oficinas de Origami, e eles vão amar fazer brinquedos que depois poderão ser levados para casa. 
No nosso Portal vc encontra tbm um tópico só de origamis, pesquisem.

9) Culinária - nessa aula você pode fazer o que quiser, desde massinha de modelar, gelinho (sorvete no saquinho plástico), brigadeiro de microondas, pipoca colorida.... Deixe os pequenos mestres cucas colocarem a mão na massa!!!

10) Fashion Hair, pintura de rosto, gel colorido, gliter, fivelinhas, tiaras, e adesivos. Junte sua equipe, escovas e espelhos e deixe a turminha linda!!!


terça-feira, 10 de março de 2015

RECADINHOS E DICAS PARA OS PAIS


Bom dia!!!

A paz do Senhor esteja com todos!!!
Hoje gostaria de falar um pouquinho com vocês pais. Pais zelosos que amam seus filhos e querem sempre o melhor para eles, não é mesmo? Então vamos começar lendo o que os diz a palavra do Senhor, no evangelho de Mateus:
Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos céus? "
Chamando uma criança, colocou-a no meio deles,
e disse: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.
Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.
"Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo.
Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar.
"Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!
Mateus 18:1-7
A palavra nos diz que “os filhos são herança do Senhor”.Sm 127:3. E o Senhor ama tanto esses pequeninos que diz que aquele que não se fizer como uma criança jamais entrará no reino do céus, e ai daquele que fizer com que um pequenino se perca... Deus Pai todo Poderoso “não quer que nenhum destes pequeninos se perca". Mateus 18:14, por isso mesmo ele nos exorta: “Ensina a acriança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”Pv 22:6
Daí eu te pergunto: O que você tem feito pra educar sua criança nos caminhos do Senhor? Você tem levado seu filho (a) à igreja e ensinado a verdade sobre a salvação? Você tem ensinado a ele que devemos prestar culto ao Senhor com reverência, ou você tem ido à igreja preocupado apenas com você mesmo, e tem delegado o cuidado do seu filho a outras pessoas?
Hoje é muito comum ver crianças que crescem correndo pelos arredores da igreja brincando de pega-pega, gritando, ou ate mesmo sentados nos pátios, brincando com seus tabletes e celulares, enquanto seus pais cumprem fielmente seu papel de cristão: no púpito, no altar, ou nos bancos, ouvindo a palavra, adorando ao Senhor e aprendendo mais e mais sobre Deus.
E AS CRIANÇAS??????????????????Porque não estão DENTRO da igreja, ouvindo a Palavra e adorando ao Senhor?? A educação dos filhos começa em casa, junto com o pai e a mãe, que são responsáveis pela criação dos filhos que Deus lhes confiou.
Se você não começar a ensinar seu filho em casa, em vão trabalham as professoras que fielmente se propõem em ensinar as verdades bíblicas às crianças. Tenho certeza, que todas as “tias” que estão se propondo a trabalhar na igreja, tem buscado de Deus a direção e o melhor caminho pra levar nossos filhos ao lugar santíssimo.
 Porém, é necessário que você pai, mãe, tio, avó, etc., se proponha também a acompanhar a vida de se filho, corrigindo-o sempre que necessário, ensinando-o a se comportar dentro da igreja, incentivando-os a adorar ao Senhor, porque também está escrito que “da boca de pequeninos e de criancinhas de peito tiraste perfeito louvor” Mateus 21:16
Deus quer trabalhar na vida de seu filho, quer batiza-lo com o Espírito Santo, quer que ele cresça em sabedoria e graça, mas você precisa permitir que isso aconteça, não só levando seu filho a igreja mas também ensinando-o e acompanhando-o dentro e fora da igreja.
E aos pais que deixam seus filhos na salinha, para a escola dominical ou para o culto infantil, mas precisamente aos pais que deixam seus filhos nos berçários e Maternal, nós dizemos Papai descanse e confie, estamos aqui pra trabalhar com seu filho, ama-lo e ensina-lo tudo sobre o Papai do céu.
 Digo isso, porque tem pais que deixam o filho na salinha, mas de cinco em cinco minutos estão lá, para verificar se está tudo bem. Nós entendemos a preocupação, porém toda hora que a criança vê o pai é aquele chororô... e aí até as crianças que não choram se assustam e caem no choro.
O choro é supernormal no berçário e Maternal, afinal as crianças, nem sempre entendem que a separação dos pais será rápida e que logo os pais irão voltar, o elo é muito grande e às vezes leva um tempo pras crianças se adaptarem as rotinas na salinha. Mas, nós educadores, nos comprometemos a fazer todo o possível pra tornar o momento de aprendizado das crianças prazeroso, e se porventura algo inesperado acontecer, pode ter certeza que vocês serão avisados. Portanto, assistam ao culto sossegados que o Senhor cuida de nós e de nossos pequeninos.
E aos pais que insistem em ficar na salinha durante os cultos, os pais devem ficar na igreja, o culto infantil é só pras crianças mesmo, às vezes você entra na salinha e tem mais pais do que crianças o que acaba inibindo as crianças e dificultando o trabalho das educadoras. E isso acontece não é no berçário não viu, por incrível que pareça, são os pais das crianças maiores que insistem em ficar na salinha.
Quando não ficam na salinha ficam nos pátios, batendo papo, trocando informações com outras pessoas, passeando, etc., menos na igreja. Pai, se você vai a igreja e fica apenas do lado de fora, seu filho também não irá ficar do lado de dentro e também não vai querer ir pra salinha, consequentemente vai deixar de aprender, e isso tudo porque ele não tem o seu exemplo... do que adianta ir a igreja, tocar, cantar, pregar, e no momento de se alimentar da palavra você corre pro lado de fora e se esquece totalmente do verdadeiro proposito do cristão em adorar e buscar a Deus?
Sejamos vigilantes com a nossa vida, com os nossos atos e com as nossas atitudes. Se o Senhor viesse agora ou se tivéssemos que ir agora ao encontro d’Ele, nós estaríamos preparados? O que você teria para apresentara Deus? Como você devolveria seu filho a Deus???



quinta-feira, 5 de março de 2015

DICAS LEGAIS PARA MINISTÉRIO INFANTIL

BOM DIA MEUS AMADOS!!!!

HOJE ESTOU AQUI PRA COMPARTILHAR COM VOCÊS ALGUNS LINKS LEGAIS E MUITO UTEIS PRA QUEM TRABALHA COM O MINISTÉRIO INFANTIL.
OUÇO MUITAS PESSOAS FALANDO DAS DIFICULDADES EM TRABALHAR COM O MINISTÉRIO INFANTIL, POIS NÃO TEM CURSOS DE CAPACITAÇÃO, NÃO CONHECEM MUSICAS INFANTIS, NÃO SABE COMO CONTAR HISTÓRIAS, ETC.
GENTE HOJE TEMOS UM UNIVERSO VASTO PRA QUEM QUER CORRER ATRAS E APRENDER MAIS E MAIS. O YOUTUBE CONTA COM DIVERSOS CANAIS ONDE VOCÊ ENCONTRA CURSOS, CORINHOS, VIDEO AULAS E DIVERSAS HISTÓRIAS COM RECURSOS.
TA ESPERANDO O QUÊ, CORRE LÁ...



CORINHOS INFANTIS

DICAS PRATICAS

DICAS DE HISTÓRIAS -PARTE 1

DICAS DE HISTÓRIAS - PARTE 2
CURSO DE CAPACITAÇÃO - PARTE 1

CURSO DE CAPACITAÇÃO - PARTE 2

CURSO DE CAPACITAÇÃO - PARTE 3

CURSO DE CAPACITAÇÃO - PARTE 4