Muitas igrejas subestimam a inteligência e a capacidade de
entendimento que a criança do Maternal possui, por isso não investem muito na
sua formação intelectual e espiritual. Apesar de serem bem pequenas podem sim
aprender verdades espirituais. Temos na bíblia, exemplos de crianças bem
novinhas que tiveram a oportunidade de conhecer a Deus e a Sua palavra e,
quando se tornaram adultas, não se esqueceram desses ensinos.
Moisés conviveu poucos anos com seus pais Arão e Joquebede antes
de ser levado ao palácio de Faraó, sendo daí por diante criado como “filho da
filha de faraó”.
Outro exemplo é o de Samuel, que antes mesmo de nascer, foi
oferecido a Deus para servi-lo. Temos ainda o exemplo de Timóteo, que desde a infância
conhecia as escrituras que o capacitaram a tornar-se sábio para a salvação mediante
a fé no Senhor Jesus Cristo ( 2 Tm 3:15).
Portanto devemos ter cuidado para não desprezar o valor nem a
capacidade destes pequeninos!
- O professor do Maternal
Não podemos cair no erro de
pensar que, por serem crianças pequenas, qualquer “mocinha” da igreja serve pra
cuidar delas.
Os educadores do Maternal devem
ser escolhidos com critério, porque não estão ali apenas para cuidar e brincar
com as crianças, mas para trazer-lhes o ensino espiritual. Portanto, devem ter
um chamado do Senhor e capacidade espiritual para ensinar verdades espirituais.
O professor do Maternal deve
criar um ambiente calmo, gostoso e aconchegante para receber os pequeninos.
2.
Conhecendo a criança do Maternal
Para que o
professor tenha sucesso no ensino é necessário que conheça as características e
o desenvolvimento das crianças de dois e três anos. De posse desses
conhecimentos, ele poderá adequar o ensino e as atividades propostas às
necessidades de aprendizagem da classe.
2.1
Desenvolvimento físico
- a palavra chave é ATIVIDADE.
- Esta se desenvolvendo com muita
rapidez e precisa estar em atividade.
- Desenvolvimento
da coordenação dos grandes músculos.
- Gosta de
atividades de saltar, pular, jogar, puxar, atirar, mexer, etc.
- Come e dorme
muito, gerando bastante energia que precisa ser gasta.
- Exige muita
atenção e cuidados com a higiene e bem estar.
2.2. Desenvolvimento emocional
- A palavra chave é SENSÍVEL.
- É sensível a emoção dos pais, especialmente da mãe, que
está mais próxima.
- Manifesta necessidades de segurança e afeição pelo
desejo de ser aceita.
- Necessita se sentir segura e protegida. Gosta de
abraço, colo, carinho, beijinho.
- A ira é manifestada, geralmente, pelo choro e
comportamento de revide.
- Usa o choro, o medo, a agressividade, o carinho como
mecanismo de defesa.
- Gostam de ter sensações novas (pegam tudo).
- Muitas coisas as assustam: separação da mãe, escuridão,
ruídos fortes, ficar sozinha, pessoas, estranhas, altura, fantoches, palhaços,
máscaras...
2.3. Desenvolvimento intelectual
- A palavra chave é DESCOBRIDOR.
- A criança está descobrindo o mundo ao seu redor e
descobrindo a si mesma.
- É muito curiosa, por isso quer pegar tudo.
- Sua capacidade de compreensão é limitada, se bem que
muitas nos surpreendem com desenvolvimento mental mais acelerado para sua idade.
- O vocabulário está em pleno desenvolvimento, formando
frases curtas, por isso, o professor deve tomar cuidado com o que fala em sala
de aula.
- Não vai conseguir expressar tudo que aprendeu, mas
presta atenção a histórias curtas.
- Possui um repertório de conhecimentos construídos a
partir das experiências que obtém no lar, na escola, nos passeios.
2.4. Desenvolvimento social (Rm 12:18; 2 Cor. 13:11; 1 Ts.
5:13)
- A palavra chave é EGOCENTRISMO.
- A criança é um ser sociável, gosta de estar no meio de
outras crianças, mas nesta fase é um pouco egoísta e dificilmente divide um
brinquedo ou seu lanche.
- Procura atenção e carinho dos outros.
- Conversa com seus brinquedos e já brinca sozinha.
- Podemos ajudar a criança a desenvolver sua
sociabilidade ensinando-a a brincar, cooperar e compartilhar com outras
crianças.
2.5. Desenvolvimento Espiritual
- A palavra chave é IMITADORA.
- É sensível às coisas espirituais.
- Aprende a orar sozinha se for ensinada.
- Compreende os sentimentos e emoções que lhe são
passados em sala de aula.
3. Ensinando
a criança do Maternal
O ensino para a criança do
Maternal deve ser aplicado dentro de uma
didática adequada. O mobiliário, o material didático e a decoração são
planejados para criar um ambiente propicio para receber bem a criança.
4. A
presentando o ensino para o Maternal
a)
Centro
de Interesses – Brinquedos
O que
atingir
|
Parte
da aula
|
O que
fazer
|
Preparando
o material
|
Emoções
|
Chegada
|
Iniciar
com brinquedos calmos;
Ter
sempre a mesma sequencia nas aulas
|
Massa
de Modelar
Blocos
de Montar
Quebra-cabeças
|
b)
Centro
de Interesses – Palavra de Deus
O que
atingir
|
Parte
da aula
|
O que
fazer
|
Preparando
o material
|
Espirito
|
Cânticos
|
Cânticos
simples;
Rimas;
Exemplos
de Vida
|
Podem
ser preparados visuais com gravuras;
Cds com
voz e/ou playback
|
Gravuras
|
Ouça e
responda com paciência
|
Colorir
antes de apresentar as crianças.
|
|
Oração
|
Pode
aprender com naturalidade.
|
Podem
ser usadas gravuras de crianças orando.
|
|
Mente e Coração
|
Versículo
|
Ensinar
o mesmo por muito tempo
|
Marcadores
de bíblia.
Usar a
bíblia.
|
História
|
Não
insistir na repetição.
Aprende
com os personagens.
|
Visual
da revista na primeira aula.
Apoio
opcional na aula de repetição.
|
|
Físico
|
Trabalhinho
|
Atividades
simples.
Cansa
facilmente.
Atividades
variadas.
|
Gizão
de cera.
Cola
colorida.
Outras
sugestões.
|
Lanche
|
Servir
um lanche simples que não atrapalhe refeições posteriores.
|
Se
possível, fazer ligação com a lição
|
c) Centro
de Interesses – Use um tema do quadrimestre
Centro
de Interesses – Use um tema do quadrimestre
O que
atingir
|
Parte
da aula
|
O que
fazer
|
Preparando
o material
|
Vida
Social
|
Dramatizar
|
Começa
a dividir.
Ativa a
imaginação
Fazer
amizades.
|
Roupas
Sapatos
Chapéus
|
Vontade
|
Caixa
surpresa
|
Brincadeiras
são importantes para o professor conhecer os alunos.
|
Brinquedos.
Objetos
variados.
|
Atividade
Complementar
|
Sugestão
para escola secular aproveitando o ensino bíblico para o ensino pedagógico.
|
Visuais
diversos.
|
|
Lembrancinha
|
Maneira
de demonstrar atenção, carinho e amor.
Importante
para os pais
|
Sugestões
|
0 comentários:
Postar um comentário
Que nunca te falte um sonho pelo qual lutar, um projeto para realizar, algo para aprender, um lugar para onde ir e alguém para amar!!!
By.:Aline Monteiro