A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

Páginas

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Ministrando à classe do Maternal (2 a 3 anos)

Muitas igrejas subestimam a inteligência e a capacidade de entendimento que a criança do Maternal possui, por isso não investem muito na sua formação intelectual e espiritual. Apesar de serem bem pequenas podem sim aprender verdades espirituais. Temos na bíblia, exemplos de crianças bem novinhas que tiveram a oportunidade de conhecer a Deus e a Sua palavra e, quando se tornaram adultas, não se esqueceram desses ensinos.

Moisés conviveu poucos anos com seus pais Arão e Joquebede antes de ser levado ao palácio de Faraó, sendo daí por diante criado como “filho da filha de faraó”.

Outro exemplo é o de Samuel, que antes mesmo de nascer, foi oferecido a Deus para servi-lo. Temos ainda o exemplo de Timóteo, que desde a infância conhecia as escrituras que o capacitaram a tornar-se sábio para a salvação mediante a fé no Senhor Jesus Cristo ( 2 Tm 3:15).

Portanto devemos ter cuidado para não desprezar o valor nem a capacidade destes pequeninos!

  1.     O professor do Maternal

Não podemos cair no erro de pensar que, por serem crianças pequenas, qualquer “mocinha” da igreja serve pra cuidar delas.

Os educadores do Maternal devem ser escolhidos com critério, porque não estão ali apenas para cuidar e brincar com as crianças, mas para trazer-lhes o ensino espiritual. Portanto, devem ter um chamado do Senhor e capacidade espiritual para ensinar verdades espirituais.

O professor do Maternal deve criar um ambiente calmo, gostoso e aconchegante para receber os pequeninos.

2.       Conhecendo a criança do Maternal

       Para que o professor tenha sucesso no ensino é necessário que conheça as características e o desenvolvimento das crianças de dois e três anos. De posse desses conhecimentos, ele poderá adequar o ensino e as atividades propostas às necessidades de aprendizagem da classe.

2.1    Desenvolvimento físico

- a palavra chave é ATIVIDADE.
- Esta se desenvolvendo com muita rapidez e precisa estar em atividade.
       - Desenvolvimento da coordenação dos grandes músculos.
       - Gosta de atividades de saltar, pular, jogar, puxar, atirar, mexer, etc.
       - Come e dorme muito, gerando bastante energia que precisa ser gasta.
       - Exige muita atenção e cuidados com a higiene e bem estar.

2.2. Desenvolvimento emocional

- A palavra chave é SENSÍVEL.
- É sensível a emoção dos pais, especialmente da mãe, que está mais próxima.
- Manifesta necessidades de segurança e afeição pelo desejo de ser aceita.
- Necessita se sentir segura e protegida. Gosta de abraço, colo, carinho, beijinho.
- A ira é manifestada, geralmente, pelo choro e comportamento de revide.
- Usa o choro, o medo, a agressividade, o carinho como mecanismo de defesa.
- Gostam de ter sensações novas (pegam tudo).
- Muitas coisas as assustam: separação da mãe, escuridão, ruídos fortes, ficar sozinha, pessoas, estranhas, altura, fantoches, palhaços, máscaras...

2.3. Desenvolvimento intelectual

- A palavra chave é DESCOBRIDOR.
- A criança está descobrindo o mundo ao seu redor e descobrindo a si mesma.
- É muito curiosa, por isso quer pegar tudo.
- Sua capacidade de compreensão é limitada, se bem que muitas nos surpreendem com desenvolvimento mental mais acelerado para sua idade.
- O vocabulário está em pleno desenvolvimento, formando frases curtas, por isso, o professor deve tomar cuidado com o que fala em sala de aula.
- Não vai conseguir expressar tudo que aprendeu, mas presta atenção a histórias curtas.
- Possui um repertório de conhecimentos construídos a partir das experiências que obtém no lar, na escola, nos passeios.

2.4. Desenvolvimento social (Rm 12:18; 2 Cor. 13:11; 1 Ts. 5:13)

- A palavra chave é EGOCENTRISMO.
- A criança é um ser sociável, gosta de estar no meio de outras crianças, mas nesta fase é um pouco egoísta e dificilmente divide um brinquedo ou seu lanche.
- Procura atenção e carinho dos outros.
- Conversa com seus brinquedos e já brinca sozinha.
- Podemos ajudar a criança a desenvolver sua sociabilidade ensinando-a a brincar, cooperar e compartilhar com outras crianças.

2.5. Desenvolvimento Espiritual

- A palavra chave é IMITADORA.
- É sensível às coisas espirituais.
- Aprende a orar sozinha se for ensinada.
- Compreende os sentimentos e emoções que lhe são passados em sala de aula.

3.       Ensinando a criança do Maternal

O ensino para a criança do Maternal deve ser  aplicado dentro de uma didática adequada. O mobiliário, o material didático e a decoração são planejados para criar um ambiente propicio para receber bem a criança.

4.       A presentando o ensino para o Maternal

a)      Centro de Interesses – Brinquedos
O que atingir
Parte da aula
O que fazer
Preparando o material
Emoções
Chegada
Iniciar com brinquedos calmos;
Ter sempre a mesma sequencia nas aulas
Massa de Modelar
Blocos de Montar
Quebra-cabeças

b)      Centro de Interesses – Palavra de Deus
O que atingir
Parte da aula
O que fazer
Preparando o material



Espirito

Cânticos
Cânticos simples;
Rimas;
Exemplos de Vida
Podem ser preparados visuais com gravuras;
Cds com voz e/ou playback
Gravuras
Ouça e responda com paciência
Colorir antes de apresentar as crianças.
Oração
Pode aprender com naturalidade.
Podem ser usadas gravuras de crianças orando.



Mente e Coração
Versículo
Ensinar o mesmo por muito tempo
Marcadores de bíblia.
Usar a bíblia.
História
Não insistir na repetição.
Aprende com os personagens.
Visual da revista na primeira aula.
Apoio opcional na aula de repetição.

Físico
Trabalhinho
Atividades simples.
Cansa facilmente.
Atividades variadas.
Gizão de cera.
Cola colorida.
Outras sugestões.
Lanche
Servir um lanche simples que não atrapalhe refeições posteriores.
Se possível, fazer ligação com a lição

c)       Centro de Interesses –  Use um tema do quadrimestre

       Centro de Interesses –  Use um tema do quadrimestre

O que atingir
Parte da aula
O que fazer
Preparando o material

Vida Social
Dramatizar
Começa a dividir.
Ativa a imaginação
Fazer amizades.
Roupas
Sapatos
Chapéus



Vontade

Caixa surpresa
Brincadeiras são importantes para o professor conhecer os alunos.
Brinquedos.
Objetos variados.
Atividade Complementar
Sugestão para escola secular aproveitando o ensino bíblico para o ensino pedagógico.
Visuais diversos.
Lembrancinha
Maneira de demonstrar atenção, carinho e amor.
Importante para os pais
Sugestões







0 comentários:

Postar um comentário


Que nunca te falte um sonho pelo qual lutar, um projeto para realizar, algo para aprender, um lugar para onde ir e alguém para amar!!!

By.:Aline Monteiro