A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

Páginas

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA EBD E CULTO INFANTIL (5 e 6 anos)


Aconselha-se nesta etapa a realização de trabalhos manuais sem muitos detalhes. Desenhar e pintar são excelentes atividades para essa faixa etária. Forneça-lhes todo material necessário, tais como folhas de papel, lápis de cor, lápis de cera, tinta guache, pinceis, etc.., e deixe-os trabalhar livremente.

Essa faixa etária é necessário que desenvolva suas habilidades por si mesmos. O professor deve apenas acompanhá-los permitindo que aprendam fazendo.

O professor deverá oferecer a seus alunos a oportunidade de satisfazerem suas curiosidades, levando para a sala de aula materiais que os coloquem em contato direto com a experiência e a realidade do ensino. Ou seja, para que seus alunos dessa faixa etária para compreender o ensino, será necessário que eles peguem, cheirem, experimentam, desmanchar e construir o objeto usado no ensino.

Os recursos visuais: é conveniente que o professor use amplamente o flanelografo, gravuras, desenhos e cartazes com figuras significativas para a lição.

Nesta fase os quadros cênicos e os fantoches, especialmente os produzidos com a participação deles assumem um papel importante no processo de aquisição de conhecimento deles.

Os livros "para colorir" são excelentes recursos para completar ou reforçar a lição dada, recapitular pontos importantes.

Trazer e mostrar objetos ou coisas da natureza na sala de aula, tais como: plantas, flores, bichos, frutos, etc... relacionados com a lição enriquece muito a aula e promove o interesse da classe.

Dentre os recursos audiovisuais mais adequados para esta turma, estão os CDs de história e corinhos visualizados.
A medida que as crianças ouvem a história, entremeadas por musicas e sonoplastia, elas vêem as figuras relacionadas a história e tentam recriar a mensagem usando sua poderosa imaginação.

O professor deve aproveitar ao máximo as atividades didáticas relacionadas à musica. Os pequeninos neste estagio são extremamente sensíveis a ela.
Utilize musicas de ritmos variados a fim de realizar a gesticulação e a participação de todos.

Fonte: "Adpatado do livro Recursos Didáticos para a EBD" 
Autor: Marcos Tuler

Revistas de E.V.A para download

Bom dia!!!

Que a paz de Deus esteja inundando cada coração e que saibamos ser gratos a Deus pelo dom da vida.
Abaixo segue o link para download gratuito de revistas de Artesanatos em E.v.a.

http://www.euamobiscuit.com.br/revistas/eva3.html


segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

ATIVIDADES PARA MOMENTO DE ORAÇÃO

IMAGENS LEGAIS DA NET:





O JARDIM DE INFÂNCIA NA IGREJA


A entrada da criança no Jardim de Infância, tanto no sistema escolar quanto na educação cristã, nem sempre acontece de maneira natural. Na verdade, pode trazer reações adversas nas crianças, que saem de um ambiente seguro, familiar e protegido, para penetrar num ambiente novo e desconhecido. Esse mundo para a criança muitas vezes se mostra como um mundo de disputa, concorrência, lutas e dificuldades.

Portanto se faz necessário que pais e educadores caminhem sempre juntos, se comunicando bastante sobre o dia a dia e as dificuldades e prazeres de cada criança. 
A educação cristã na vida da criança é um dos fatores mais positivos para a formação da sua personalidade e propicia a aprendizagem dos princípios básicos da Bíblia Sagrada. Isso porque, nos primeiros anos de vida a criança está formando sua personalidade, incorporando hábitos, valores, atitudes.

Nessa fase as crianças acreditam que o mundo gira em torno do seu próprio ser, são meio egocêntricas e exigem uma atenção toda especial, gostam de repetição de histórias, sentem segurança nas coisas que conhecem bem.


Além disso, começam a entender melhor os conceitos básicos de certo e errado, respeito, compaixão e amizade. Por isso, deve-se manter uma base sólida de amor, confiança e respeito com a criança para que ela venha a desenvolver as sementes da fé focadas em Deus, pois é a partir dessa faixa etária que a criança começa a usar a imaginação para desenvolver a fé em coisas que não se vê. Modelar esse crescimento com leitura da Bíblia e oração se torna extremamente importante.

CARACTERÍSTICAS DA CRIANÇA (4 A 6 ANOS)

Apesar de serem diferentes uma das outras, estudos relatam que existem certas características, habilidades e interesses comuns em crianças dessa faixa etária.

A - FÍSICO

Ativo e inquieto, mas melhor controlado. As características são as mesmas da idade de 04-05 anos, com ligeiras diferenças. O crescimento é mais lento. O ingresso na escola pública põe a criança sob disciplina e a expõe a alguns perigos. Começa a brincar em grupo, o egoísmo está diminuindo. As avalanches de energia precisam ser despendidas sobre orientação. Se o seu tempo não for ocupado, encontrará muito que fazer. 

B - MENTAL

Nessa idade, o aluno é observador e curioso. Prefere mais fazer a prestar atenção. Tem memória sem igual. Aprende com facilidade sem entender o que memoriza. É preciso cuidado quanto ao ensino nesse particular. São impacientes. O que querem, querem agora! Começam a distinguir entre o real e o imaginário, entre fato e fantasia. As histórias e fatos contados ficam gravados. Dessas histórias, a criança obtém preciosas noções de honra, justiça, bondade, compaixão. As crianças nessa idade aprendem com facilidade, mas é preciso explicação do material memorizado. Se isto não for feito, elas guardam a história na memória, mas esquecem da lição nela contida. É oportuno encher-lhe a memória com a Palavra de Deus, tanto com versículos apropriados como com ilustrações ou verdades bíblicas ilustradas, das quais Jesus tanto se serviu quando ensinava. 

C - SOCIAIS
A imitação continua forte, bem como a tendência para representação. A criança nesta idade gosta do grupo, mas do mesmo sexo. Os meninos aborrecem qualquer associação com as meninas, quer nos brinquedos, quer nas ruas. Eles implicam com elas e as expulsam do meio. Na imitação o menino imita professores masculinos e as meninas, trabalho de mulher. Nesta idade a criança é muito sensível. Qualquer coisa que lhe digamos em tom áspero a magoará e não esquecerá com facilidade. Entretanto não guarda rancor. 

D - ESPIRITUAL

Confia sem duvidar, a menos que sofra decepções. Uma criança facilmente confia em Deus. Nessa idade ela começa a comparar o certo e o errado, e é ágil, viva em descobrir as falhas dos adultos. Cuidado, pois com o exemplo. Se o professor não estiver devidamente preparado para a aula, a criança notará facilmente seus apertos. Deus deve ser apresentado como o Grande Amigo. 

CONCEITOS ESPIRITUAIS PARA SE TRABALHAR

I. “Jesus veio a este mundo para salvar as pessoas dos seus pecados”
II. “Eu entendo quem é Deus e o que Ele é”
III. “Eu posso falar com Deus em qualquer momento e em qualquer lugar”
IV. “Eu conheço personagens da Bíblia que amaram a Deus e o serviram”
V. “Eu sei como eu posso amar e servir a Deus hoje em dia”
IV. “Eu estou começando a entender como Deus pode estar em todo lugar e no meu coração ao mesmo tempo”


Conceitos retirados de“Spiritual Stepping Stones” http://www.one2belive.com


Quem deve evangelizar e ensinar crianças de Jardim de Infância?

- Quem tem convicção da própria salvação (1Jo 5.13; Rm 8.16)

- Quem ama e conhece a Palavra de Deus (Lc 24.27,44)

- Quem busca comunhão constante com Cristo (Gl 2.20; Jo 15.4-5)

- Quem tem Amor e compaixão pela alma de crianças (Mt 9.36; Mc 1.41)

- Submissão do Espírito Santo (1Co 6.19-20)

- Quem se sente vocacionado (Rm 12.7)

- Quem possui temperamento paciente, pacífico e alegre

ATIVIDADES QUE NECESSITAM SER DESENVOLVIDAS


Atividades integradas corporais e musicais
Os cânticos facilitam a aprendizagem, desenvolvem a coordenação motora, marcam o ritmo e ensinam as crianças a louvarem e adorarem a Deus. Podem ser acompanhados de gestos, com movimentos com as mãos e os pés ou visualizados.

Atividades recreativas, dramatização, desenho livre
Enriquecimento do vocabulário
Correção da prolação
Ajustamento sócio-emocional
Desenvolvimento da habilidade de formular frases
Oficina de artes plásticas

. Cremos que a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo será bem mais fortalecida se tivermos crianças não apenas esclarecidas, mas convictas e seguidoras da verdade.
"Educai as crianças e não será preciso punir os adultos" .







Incentivando a criança no desenvolvimento de suas habilidades

Atualmente é muito comum nos deparamos com crianças que não tem habilidade para determinadas tarefas e possuem pouca coordenação motora. Muitas vezes isso se dá pelo fato dos pais sempre acharem que a criança é muito nova para determinada tarefa, ou fazer tudo pelos mesmos, impossibilitando-os a novas descobertas e o seu pleno desenvolvimento.
Abaixo estão relacionadas algumas atividades que os pais e responsáveis podem ir ensinando as crianças desde a infância:


5 anos de idade:
- Guardar as roupas limpas;
- Limpar as próprias unhas;
- Deixar o banheiro limpo e em ordem após usá-lo;
- Limpar escovas e pentes;
- Organizar as gavetas do banheiro;
- Alimentar e colocar água para os animais de estimação;
- Pegar a correspondência (sob supervisão) e colocá-la no lugar apropriado;
- Memorizar o próprio endereço (crie uma musiquinha para isso!);
- Começar a entender as diferenças e o valor do dinheiro;
- Receber uma pequena mesada (se a família tem esse costume);
- Começar a aprender sobre economizar, gastar e contribuir;
- Colocar suco no copo;
- Colocar o leite no copo ou na tigela de cereais;
- Saber como fazer uma ligação de emergência (polícia: 190 / bombeiros: 193);
- Tirar o pó de prateleiras baixas (pode usar um espanador de penas);
- Aprender sobre os materiais reciclados (ajudar a colocar alguns destes materiais no lugar apropriado);
- Aprender a patinar;
- Aprender a pular corda;
- Começar a aprender a nadar.


6 anos de idade:
- Manter arrumadas as gavetas de roupas;
- Manter o guarda-roupas organizado e limpo;
- Esvaziar a lava-louças e guardar os pratos e talheres;
- Pôr e tirar a mesa;
- Lavar e enxaguar os pratos;
- Ajudar a guardar as compras;
- Fazer suco com concentrados ou polpa congelada de frutas;
- Fazer sanduíches;
- Fazer torradas;
- Ajudar a fazer gelatinas ou sobremesas instantâneas;
- Lavar lixeiras plásticas;
- Limpar espelhos;
- Limpar manchas das paredes e dos espelhos de interruptores;
- Tomar banho sozinho;
- Tirar as folhas secas do jardim;
- Arrumar a sala de estar;
- Trazer lenha para a lareira;
- Começar a bordar figuras fáceis (em telas de tecido, por exemplo);
- Montar um modelo simples de carro seguindo as instruções do fabricante.


Extraído e adaptado do livro “O que todos os filhos precisam saber”, Editora Universidade da Família.


domingo, 4 de janeiro de 2015

BOLO DE MARACUJÁ

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara chá de suco de maracujá (fiz o suco de maracujá da fruta mesmo, mas pode-se usar o concentrado)
1 xícara chá de óleo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó

Cobertura:
1/2 lata de leite condensado
2 colheres de margarina
2 colheres de chocolate em pó
Chocolate granulado p/ decorar

Modo de fazer:
No liquidificador coloque os ovos, o suco de maracujá, o óleo.
Bater mais ou menos uns 3 minutos. Em uma vasilha coloque o açúcar, a farinha de trigo e o fermento, misture bem. Acrescente o líquido do liquidificador, misturando bem. Leve ao forno pré aquecido, por cerca de 30 minutos, ou até dourar por cima.
Cobertura: Leve ao fogo baixo todos os ingredientes, mexendo bem até desgrudar do fundo da panela. Espere amornar e coloque em cima do bolo. Cubra com chocolate granulado.





PÃO CASEIRO RECHEADO

Atendendo a pedidos segue a receita do pão caseiro que eu amooo. É uma massa muito boa, e dá pra fazer vários salgados com ela, tipo, enroladinhos, esfirras, pizzas, etc.

2 xic de água morna
3 ovos
6 colheres de sopa de açúcar bem cheia
1 colher de chá de sal
1 copo de óleo
20 gr de fermento fresco
1k de trigo (pode-se precisar de um pouco mais)
Reserve o trigo e misture bem todos os ingredientes.Coloque o trigo aos poucos e mexendo bem ate desgrudar das mãos,sove bem a massa e faça os pães.
Deixe crescer uma meia hora ou mais e leve para assar ate dourar. Para ficar moreninho basta pincelar gema batida por cima da massa.









Rosca recheada com nutella


Massa crescendo...


Pães sem recheio, perfeitos com 
manteiga..