A entrada da criança no Jardim de Infância, tanto no
sistema escolar quanto na educação cristã, nem sempre acontece de maneira
natural. Na verdade, pode trazer reações adversas nas crianças, que saem de um
ambiente seguro, familiar e protegido, para penetrar num ambiente novo e
desconhecido. Esse mundo para a criança muitas vezes se mostra como um mundo de
disputa, concorrência, lutas e dificuldades.
Portanto se faz necessário que pais e educadores caminhem
sempre juntos, se comunicando bastante sobre o dia a dia e as dificuldades e
prazeres de cada criança.
A educação cristã na vida da criança é um dos fatores mais
positivos para a formação da sua personalidade e propicia a aprendizagem dos
princípios básicos da Bíblia Sagrada. Isso porque, nos primeiros anos de
vida a criança está formando sua personalidade, incorporando hábitos, valores,
atitudes.
Nessa fase as crianças acreditam que o mundo gira
em torno do seu próprio ser, são meio egocêntricas e exigem uma atenção toda
especial, gostam de repetição de histórias, sentem segurança nas coisas que
conhecem bem.
Além disso, começam a entender melhor os conceitos básicos
de certo e errado, respeito, compaixão e
amizade. Por isso, deve-se manter uma base sólida de amor, confiança e respeito
com a criança para que ela venha a desenvolver as sementes da fé focadas em Deus,
pois é a partir dessa faixa etária que a
criança começa a usar a imaginação para desenvolver a fé em coisas que
não se vê. Modelar esse crescimento com leitura da Bíblia e oração se
torna extremamente importante.
CARACTERÍSTICAS
DA CRIANÇA (4 A 6 ANOS)
Apesar de serem diferentes uma das outras, estudos relatam
que existem certas características, habilidades e interesses comuns em crianças
dessa faixa etária.
A - FÍSICO
Ativo e inquieto,
mas melhor controlado. As características são as mesmas da idade de 04-05 anos,
com ligeiras diferenças. O crescimento é mais lento. O ingresso na escola
pública põe a criança sob disciplina e a expõe a alguns perigos. Começa a
brincar em grupo, o egoísmo está diminuindo. As avalanches de energia precisam
ser despendidas sobre orientação. Se o seu tempo não for ocupado, encontrará muito
que fazer.
B - MENTAL
Nessa idade, o
aluno é observador e curioso. Prefere mais fazer a prestar atenção. Tem memória
sem igual. Aprende com facilidade sem entender o que memoriza. É preciso
cuidado quanto ao ensino nesse particular. São impacientes. O que querem,
querem agora! Começam a distinguir entre o real e o imaginário, entre fato e
fantasia. As histórias e fatos contados ficam gravados. Dessas histórias, a
criança obtém preciosas noções de honra, justiça, bondade, compaixão. As
crianças nessa idade aprendem com facilidade, mas é preciso explicação do
material memorizado. Se isto não for feito, elas guardam a história na memória,
mas esquecem da lição nela contida. É oportuno encher-lhe a memória com a
Palavra de Deus, tanto com versículos apropriados como com ilustrações ou
verdades bíblicas ilustradas, das quais Jesus tanto se serviu quando ensinava.
C - SOCIAIS
A imitação continua
forte, bem como a tendência para representação. A criança nesta idade gosta do
grupo, mas do mesmo sexo. Os meninos aborrecem qualquer associação com as
meninas, quer nos brinquedos, quer nas ruas. Eles implicam com elas e as
expulsam do meio. Na imitação o menino imita professores masculinos e as
meninas, trabalho de mulher. Nesta idade a criança é muito sensível. Qualquer
coisa que lhe digamos em tom áspero a magoará e não esquecerá com facilidade.
Entretanto não guarda rancor.
D - ESPIRITUAL
Confia sem duvidar,
a menos que sofra decepções. Uma criança facilmente confia em Deus. Nessa idade
ela começa a comparar o certo e o errado, e é ágil, viva em descobrir as falhas
dos adultos. Cuidado, pois com o exemplo. Se o professor não estiver
devidamente preparado para a aula, a criança notará facilmente seus apertos.
Deus deve ser apresentado como o Grande Amigo.
CONCEITOS ESPIRITUAIS PARA SE
TRABALHAR
I. “Jesus veio a este
mundo para salvar as pessoas dos seus pecados”
II. “Eu entendo
quem é Deus e o que Ele é”
III. “Eu posso
falar com Deus em qualquer momento e em qualquer lugar”
IV. “Eu conheço
personagens da Bíblia que amaram a Deus e o serviram”
V. “Eu sei como eu
posso amar e servir a Deus hoje em dia”
IV. “Eu estou
começando a entender como Deus pode estar em todo lugar e no meu coração ao mesmo tempo”
Conceitos retirados
de“Spiritual Stepping Stones” http://www.one2belive.com
Quem deve
evangelizar e ensinar crianças de Jardim de Infância?
- Quem tem convicção
da própria salvação (1Jo 5.13; Rm 8.16)
- Quem ama e
conhece a Palavra de Deus (Lc 24.27,44)
- Quem busca comunhão
constante com Cristo (Gl 2.20; Jo 15.4-5)
- Quem tem Amor e
compaixão pela alma de crianças (Mt 9.36; Mc 1.41)
- Submissão do
Espírito Santo (1Co 6.19-20)
- Quem se sente
vocacionado (Rm 12.7)
- Quem possui
temperamento paciente, pacífico e alegre
ATIVIDADES QUE
NECESSITAM SER DESENVOLVIDAS
Atividades integradas
corporais e musicais
Os cânticos
facilitam a aprendizagem, desenvolvem a coordenação motora, marcam o ritmo e
ensinam as crianças a louvarem e adorarem a Deus. Podem ser acompanhados de
gestos, com movimentos com as mãos e os pés ou visualizados.
Atividades recreativas, dramatização,
desenho livre
Enriquecimento do
vocabulário
Correção da prolação
Ajustamento
sócio-emocional
Desenvolvimento da
habilidade de formular frases
Oficina de artes
plásticas
. Cremos que a Igreja de nosso Senhor Jesus
Cristo será bem mais fortalecida se tivermos crianças não apenas esclarecidas,
mas convictas e seguidoras da verdade.
"Educai as
crianças e não será preciso punir os adultos" .