A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

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segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O JARDIM DE INFÂNCIA NA IGREJA


A entrada da criança no Jardim de Infância, tanto no sistema escolar quanto na educação cristã, nem sempre acontece de maneira natural. Na verdade, pode trazer reações adversas nas crianças, que saem de um ambiente seguro, familiar e protegido, para penetrar num ambiente novo e desconhecido. Esse mundo para a criança muitas vezes se mostra como um mundo de disputa, concorrência, lutas e dificuldades.

Portanto se faz necessário que pais e educadores caminhem sempre juntos, se comunicando bastante sobre o dia a dia e as dificuldades e prazeres de cada criança. 
A educação cristã na vida da criança é um dos fatores mais positivos para a formação da sua personalidade e propicia a aprendizagem dos princípios básicos da Bíblia Sagrada. Isso porque, nos primeiros anos de vida a criança está formando sua personalidade, incorporando hábitos, valores, atitudes.

Nessa fase as crianças acreditam que o mundo gira em torno do seu próprio ser, são meio egocêntricas e exigem uma atenção toda especial, gostam de repetição de histórias, sentem segurança nas coisas que conhecem bem.


Além disso, começam a entender melhor os conceitos básicos de certo e errado, respeito, compaixão e amizade. Por isso, deve-se manter uma base sólida de amor, confiança e respeito com a criança para que ela venha a desenvolver as sementes da fé focadas em Deus, pois é a partir dessa faixa etária que a criança começa a usar a imaginação para desenvolver a fé em coisas que não se vê. Modelar esse crescimento com leitura da Bíblia e oração se torna extremamente importante.

CARACTERÍSTICAS DA CRIANÇA (4 A 6 ANOS)

Apesar de serem diferentes uma das outras, estudos relatam que existem certas características, habilidades e interesses comuns em crianças dessa faixa etária.

A - FÍSICO

Ativo e inquieto, mas melhor controlado. As características são as mesmas da idade de 04-05 anos, com ligeiras diferenças. O crescimento é mais lento. O ingresso na escola pública põe a criança sob disciplina e a expõe a alguns perigos. Começa a brincar em grupo, o egoísmo está diminuindo. As avalanches de energia precisam ser despendidas sobre orientação. Se o seu tempo não for ocupado, encontrará muito que fazer. 

B - MENTAL

Nessa idade, o aluno é observador e curioso. Prefere mais fazer a prestar atenção. Tem memória sem igual. Aprende com facilidade sem entender o que memoriza. É preciso cuidado quanto ao ensino nesse particular. São impacientes. O que querem, querem agora! Começam a distinguir entre o real e o imaginário, entre fato e fantasia. As histórias e fatos contados ficam gravados. Dessas histórias, a criança obtém preciosas noções de honra, justiça, bondade, compaixão. As crianças nessa idade aprendem com facilidade, mas é preciso explicação do material memorizado. Se isto não for feito, elas guardam a história na memória, mas esquecem da lição nela contida. É oportuno encher-lhe a memória com a Palavra de Deus, tanto com versículos apropriados como com ilustrações ou verdades bíblicas ilustradas, das quais Jesus tanto se serviu quando ensinava. 

C - SOCIAIS
A imitação continua forte, bem como a tendência para representação. A criança nesta idade gosta do grupo, mas do mesmo sexo. Os meninos aborrecem qualquer associação com as meninas, quer nos brinquedos, quer nas ruas. Eles implicam com elas e as expulsam do meio. Na imitação o menino imita professores masculinos e as meninas, trabalho de mulher. Nesta idade a criança é muito sensível. Qualquer coisa que lhe digamos em tom áspero a magoará e não esquecerá com facilidade. Entretanto não guarda rancor. 

D - ESPIRITUAL

Confia sem duvidar, a menos que sofra decepções. Uma criança facilmente confia em Deus. Nessa idade ela começa a comparar o certo e o errado, e é ágil, viva em descobrir as falhas dos adultos. Cuidado, pois com o exemplo. Se o professor não estiver devidamente preparado para a aula, a criança notará facilmente seus apertos. Deus deve ser apresentado como o Grande Amigo. 

CONCEITOS ESPIRITUAIS PARA SE TRABALHAR

I. “Jesus veio a este mundo para salvar as pessoas dos seus pecados”
II. “Eu entendo quem é Deus e o que Ele é”
III. “Eu posso falar com Deus em qualquer momento e em qualquer lugar”
IV. “Eu conheço personagens da Bíblia que amaram a Deus e o serviram”
V. “Eu sei como eu posso amar e servir a Deus hoje em dia”
IV. “Eu estou começando a entender como Deus pode estar em todo lugar e no meu coração ao mesmo tempo”


Conceitos retirados de“Spiritual Stepping Stones” http://www.one2belive.com


Quem deve evangelizar e ensinar crianças de Jardim de Infância?

- Quem tem convicção da própria salvação (1Jo 5.13; Rm 8.16)

- Quem ama e conhece a Palavra de Deus (Lc 24.27,44)

- Quem busca comunhão constante com Cristo (Gl 2.20; Jo 15.4-5)

- Quem tem Amor e compaixão pela alma de crianças (Mt 9.36; Mc 1.41)

- Submissão do Espírito Santo (1Co 6.19-20)

- Quem se sente vocacionado (Rm 12.7)

- Quem possui temperamento paciente, pacífico e alegre

ATIVIDADES QUE NECESSITAM SER DESENVOLVIDAS


Atividades integradas corporais e musicais
Os cânticos facilitam a aprendizagem, desenvolvem a coordenação motora, marcam o ritmo e ensinam as crianças a louvarem e adorarem a Deus. Podem ser acompanhados de gestos, com movimentos com as mãos e os pés ou visualizados.

Atividades recreativas, dramatização, desenho livre
Enriquecimento do vocabulário
Correção da prolação
Ajustamento sócio-emocional
Desenvolvimento da habilidade de formular frases
Oficina de artes plásticas

. Cremos que a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo será bem mais fortalecida se tivermos crianças não apenas esclarecidas, mas convictas e seguidoras da verdade.
"Educai as crianças e não será preciso punir os adultos" .







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Que nunca te falte um sonho pelo qual lutar, um projeto para realizar, algo para aprender, um lugar para onde ir e alguém para amar!!!

By.:Aline Monteiro