A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

Páginas

sábado, 5 de novembro de 2011

Entrevista com Rute Beserra do blog Literatura Infantil

Como proposta de trabalho da disciplina Educação, Comunicação e Mídias, o professor Wolney nos orientou a escolher um blog interessante e analisá-lo refletindo sobre  uso das ferramentas tecnológicas na Educação. Juntamente com meu grupo de trabalho, escolhemos o blog LITERATURA INFANTIL de RUTE BESERRA.  Cliquem aqui e conheçam o blog: http://rute-rute.blogspot.com/.

Escolhemos este blog por trabalhar com  contação de histórias, um trabalho que adoramos, e também porque percebemos na Rute uma pessoa maravilhosa e apaixonada pelo que faz.
Entrei em contato com a Rute e a convidei a responder algumas perguntas sobre o trabalho dela para que pudéssemos apresentar na disciplina e ela topou. Abaixo vocês podem conferir um pouco da história dela e da entrevista.

RUTE BESERRA Moderadora do Blog LITERATURA INFANTIL desde 1º de Dezembro de 2007 - Pedagoga habilitada em Administração Escolar. Especializada em Alfabetização de Adultos e Crianças. Coordenadora Pedagógica.Contadora de História de Literatura Infanto Juvenil. Pós-graduada no curso: Práticas e Vertentes do Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa e da Literatura. Cursando no momento Coordenação Pedagógica na PUC São Paulo.
Eu-  Rute, qual o público alvo do seu blog?
Rute - Primeiro as crianças. Depois os adultos.
Eu- O que você faz para atingir seu público?
Rute - Amo contar história com fantoches e um dos recursos é esse,  confesso que criança se apaixona e adulto não fica atrás. 
Eu- Como surgiu a ideia do tema do blog LITERATURA INFANTIL?
Rute - Sempre comentava na pós sobre minhas apresentações em palestras,festas de aniversários, igreja, escolas,cursos de formação em faculdade, Workshop, etc..    E quando o professor, falou em criarmos um blog, não pensei duas vezes, o nome seria Literatura Infantil. 

Eu-  Como você desenvolve seu trabalho como contadora de histórias?  
Rute -O meu trabalho é desenvolvido em creches, abrigos, orfanatos,hospitais-(setor pediatria),igrejas- voluntariado, e outras contações em workshop,festas de aniversários,faculdades, colégios, etc...
 
Eu- Quais recursos você utiliza para atrair a atenção do seu público?
Rute - Depende da história a ser contada, posso usar como recursos: fantoches, fantasia, avental mágico, teatro de sombra, música,dobradura, tapete mágico. bonecos articulados e mudanças de entonações de voz.

 Eu- Quando você começou se interessar por literatura infantil?
Rute - Aos seis anos quando ganhei meu primeiro livro de Literatura Infantil" Branca de Neve e os sete anões"
 
Eu- Quando você era criança foi estimulada a ler e ouvir histórias e contos infantis?
Rute -  Sim.O meu primeiro livro de Literatura Infantil foi"Branca de Neve e os sete anões". Desde então minha preferência eram  livros do que brinquedos em aniversários,ou natal .  

 Eu-      E na faculdade, houve algum professor que estimulou seu interesse em trabalhar com literatura infantil?
 
Rute - Sim a professora Rita Couto, sua disciplina na pós-graduação era literatura infantil, me ajudou muito com dicas e indicações de livros sobre literatura  foi minha orientadora para eu defender minha tese que foi: Contar Histórias: Uma estratégia para o desenvolvimento do Letramento Literário.

Eu- Porque trabalhar com contação de histórias?
Rute - Simplesmente por ser o inicio da  aprendizagem para que o ser em formação torne-se um leitor atento, sensível e apto a trilhar caminho de descobertas e compreensão do mundo.
O grande segredo de tudo isso é trabalhar imaginação e a fantasia.

Eu- O que você vê como fundamental para a formação de professores hoje em dia?
 
Rute - São grandes os desafios que o profissional docente enfrenta, mas manter-se atualizado e desenvolver práticas pedagógicas eficientes, é fundamental para a formação do professor.

Rute aproveitamos muito sua entrevista e agradecemos de coração a atenção e o tempo dedicado a nós, que seu trabalho continue sendo reconhecido e respeitado. conforme Abramovick (1995, p.17)
“Ler histórias para as crianças, sempre, sempre, sempre... É suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas e encontrar muitas ideias para solucionar questões – como os personagens fizeram... – é estimular para desenhar, para musicalizar, para teatralizar, para brincar... Afinal, tudo pode nascer de um texto”. 



Amigas visitem o blog é um charme e a Rute um amor de pessoahttp://rute-rute.blogspot.com/.

6 comentários:

Rute disse...

Obrigada Aline pelo carinho.
Fiquei feliz em ajudá-las.
Grande beijo

Anônimo disse...

Oi Aline, sou professor de História e acompanho Literatura Infantil há dois anos. Rute é uma profissional competente e maravilhosa.
Já disse a ela muitas vezes que quando crescer quero ser igual a ela, rsrs...

Parabéns a vc, pelas pergutas e a Rute pelas respostas.
Parabéns também ao seu blog, já passei a receita da batata a minha esposa, valeu pela dica.
Um abraço
Giba

JACIANE disse...

Oi Aline, obrigado epla visita, e parabéns pelo blog, já estou te seguindo também!
Um grande beijo!

um cantinho do meu coraçao disse...

oi retribuindo a visita seguindo seu blog ja lindo parabens bjkasss

Cione Aguiar disse...

Olá Aline vim visitar seu cantinho e achei encantador. Tbm faço parte do Blogueiras Unidas, qdo puder venha visitar-me tbm. Já sou seguidora, bjs

FATIMARTES disse...

Olá Aline!
Tbm Sou do blogueiras unidas e estou lhe fazendo uma visitinha e lhe seguindo.Espero vê-la tbm no meu cantinho http://fatimartes.blogspot.com
Um abraço.

Postar um comentário


Que nunca te falte um sonho pelo qual lutar, um projeto para realizar, algo para aprender, um lugar para onde ir e alguém para amar!!!

By.:Aline Monteiro