A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

Páginas

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

EBD - Como Ensinar Crianças do Maternal???



Bom dia pessoas lindas!!! Hoje vim falar um pouquinho sobre a turma do Maternal que geralmente compreende a idade de 2 e 3 anos. Sempre trabalhei com crianças acima de 5 anos, tanto em escolas como em igrejas, e agora começando um trabalho com o Maternal na minha igreja, me apaixono cada dia mais pelos pequeninos. Confesso que minha princesa tem uma grande parcela nesse trabalho, pois afinal ela tem apenas dois aninhos, e quanta coisa tenho aprendido com ela.
Por diversas vezes ouvi pessoas dizendo, crianças de Maternal não aprendem nada, basta brincar e cuidar. Discordo plenamente!!! As crianças aprendem desde o ventre. E já no mundo externo elas começam a aprender a partir do primeiro dia de vida. Mas é claro que bebês e crianças de Maternal não aprendem igual a crianças de 5 e 6 anos.
Nessa faixa etária a criança começa a entender os conceitos básicos de certo e errado, respeito, compaixão e amizade, a criança começa a usar a imaginação para desenvolver a fé em coisas que não se vê. Modelar esse crescimento com leitura da Bíblia e oração se torna extremamente importante.
Por serem bem novinhas as crianças do Maternal geralmente se sentem tensas e inseguras,principalmente por ficarem longe dos pais, sua sensibilidade fica aguçada e podem chorar por qualquer coisa. E ao contrário do que muitos pensam, não se trata de luxo ou dengo, situações e sensações novas podem ser muito assustadoras para as crianças pequenas. E olha, é bem comum que a classe toda se ponha a chorar, se um coleguinha iniciar o choro, por isso o educador do maternal deve tratar as crianças com muito amor e carinho e transmitir-lhes segurança afim de propiciar-lhes um ambiente tranquilo. 
No início, pode ser que a mãe ou pai tenha que permanecer por alguns instantes na sala com a criança para que ela se familiarize com o ambiente, mas é importante que isso não vire hábito, pois pais demais na sala pode atrapalhar o decorrer das aulas no Maternal, e pode fazer com que a criança não se acostume nunca, dificultando seu aprendizado.

Alguns conceitos espirituais que podem ser  trabalhados  (DE 2 A 4 ANOS):

I. “Eu posso ouvir histórias da Bíblia e aprender versículos”
II. “Eu estou começando a entender que a Bíblia é a palavra de Deus e que ela me ensina sobre Deus e seu filho, Jesus Cristo”
III. “Eu entendo que Jesus se entristece quando eu faço alguma coisa errada”
IV. “Eu quero seguir os passos de outras pessoas”


Conceitos retirados de “Spiritual Stepping Stones” http://www.one2belive.com

Para se ter um ensino com perfeição e com resultados positivos como maternal deve se ter:


Uma sala adequada 
– Ela deve ser bem arejada e iluminada, de temperatura agradável e como um bom espaço para que as crianças não fiquem amontoadas.

Mobília apropriada 
– tudo deve ser de acordo com o tamanho das crianças, com quadros e outros materiais ilustrativo à altura de seus olhos.

Clima emocional positivo
– visto que nesta idade a criança aprende muito através das emoções, deve-se criar na sala de aula um ambiente de paz, ordem, beleza, sossego e atividades interessantes.

Professores 
– a escolha de professores vocacionados para a classe do maternal é de grande importância, a tonalidade de sua voz, seu carinho vivacidade, etc..., contribuirão para a criação do clima emocional positivo.
O professor deve chegar mais cedo na sala de aula, para receber as crianças e preferencialmente receber e cumprimentar  cada criança, a chamando pelo nome.

Ajudantes 
– Os ajudantes também devem ser escolhidos com cuidado, e devem saber agir em cada situação.  Não deve haver conversa entre adultos durante a aula, isso distrai as crianças.
Somente o professor deve falar, enquanto os ajudantes ficam atentos às necessidades das crianças, supervisionando os trabalhos manuais, etc.

Estas são algumas sugestões, cada um deve usar e trabalhar conforme sua realidade, pois bem sabemos que muitas igrejas não possuem espaços para se montar salas para EBD - ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ou Culto Infantil. O mais importante em tudo isso é que cada um dê o seu melhor com amor e dedicação, apresentando aos pequeninos o amor e imensidão do único e verdadeiro Deus.




0 comentários:

Postar um comentário


Que nunca te falte um sonho pelo qual lutar, um projeto para realizar, algo para aprender, um lugar para onde ir e alguém para amar!!!

By.:Aline Monteiro