A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

Páginas

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Ensinando a Bíblia através de jogos e brincadeiras

Ensinar a bíblia através de jogos e brincadeiras pode ser um desafio a nossa criatividade!
As crianças e adolescentes de hoje tem características diferentes das crianças e adolescentes de alguns anos atras. Eles são:


  1. Interativos:interagem com o outro, estabelecem vínculos facilmente;
  2. Participativos: reagem, marcam presença, tem oportunidade de se expressar;
  3. Multifacetados: adaptam-se facilmente ao novo, principalmente no que se se diz respeito a tecnologia;
  4. Contextualizados: sabem e conhecem o mundo em que vivem, pois a mídia facilita isso;
  5. Não são lineares ou seja, não tem um tempo certo para aprender as coisas, geralmente eles aprendem antes do tempo em que nós queremos que aprendam!


Diante disso, precisamos desafiar a aprendizagem bíblica. as verdades da palavra de Deus são imutáveis, mas a maneira de ensiná-las precisa ganhar um toque especial, pois é muito grande a nossa concorrência com o mundo.

Diversos educadores já escreveram sobre a importância do brincar e do jogar como forma lúdica na formação do ser humano. Jean Piaget foi um dos grandes defensores desta prática. Ele afirma que "o jogo transcende o ato de aprender". Todos nós já experimentamos o que as pesquisam provam: aprendemos muito mais através do que vivenciamos do que através daquilo que ouvimos.

De acordo com as pesquisas, as pessoas assimilam:

  1. 10% do que lêem;
  2. 20% do que escutam;
  3. 30% do que vêem;
  4. 50% do que vêem e escutam;
  5. 70% do que dizem e discutem;
  6. 90% do que dizem e praticam

Sendo assim, a criatividade é o melhor ingrediente para desenvolver o trabalho com crianças e adolescentes. Porém alguns cuidados são necessários. Ao selecionar e preparar uma atividade:

é importante adaptá-la á faixa etária;
ter em mente os objetivos as serem atingidos;
usá-la de fato como meio de aprendizagem e não somente como passatempo;
separar com antecedência o material a ser utilizado e preparar o local com cuidado;
ser claro na descrição da atividade e no estabelecimento das regras.

Os jogos tem inúmeros objetivos. Seria grande a lista para descreve-los. Mas de forma abrangente vale lembrar que eles trabalham a parte motora, social, perceptiva, expressiva, sensorial e cognitiva.

Abaixo listarei alguns jogos que foram modificados especificamente para algum ensino bíblico. Neles apresento apenas o objetivo cognitivo de cada brincadeira, Mas você deve usar sua criatividade para fazer as mudanças e alterações necessárias.

  1. A casa cai
Objetivo: aplicação do texto á repeito da casa construída na rocha e na areia.
Faixa etária: acima de 8 anos.
Procedimentos:


Formar trios onde duas pessoas dão as mãos de frente uma para a outra, umas delas é a parede direita da casa e a outra a parede esquerda. A terceira pessoa é o morador e fica no centro. Pode ou não sobrar uma pessoa  que tentará  ocupar o lugar de alguém. O dirigente pode dar vários comandos:

  1. Parede direita: só as paredes direitas saem e trocam de lugar;
  2. Parede esquerda: só as paredes esquerdas saem e trocam de lugar;
  3. Moradores: só os moradores do centro trocam de lugar;
  4. A casa cai: só as paredes saem e formam outras casas com pessoas diferentes;
  5. Terremoto: todos saem, se misturam e formam outras casas.
Se tiver sobrando uma pessoa no meio ela sempre tentará pegar um lugar para si, isto quer dizer que ela poderá mudar de função e ocupar o lugar de outro morador ou de uma parede.
Você pode fazer aplicações mostrando que a casa que cai e paredes desmoronam, os moradores estão perdidos e onde o terremoto abala tudo, é a casa construída na areia.

  2. Picnic bíblico

Objetivo: treinar o manuseio da bíblia, abrindo em diversos textos, captando o que esta sendo pedido.
Faixa etária: acima de 8 anos.
Procedimentos:

Dividir os participantes em equipes. Dividir para cada equipe um papel com a seguinte orientação:
Monte o picnic trazendo os elementos que aparecem nas seguintes passagens bíblicas:

  1. Eclesiastes 11:1
  2. Salmo 55:21
  3. I Samuel 17:18
  4. Jó 6:6
  5. Miquéis 6:15
  6. Números 11:5
  7. Provérbios 10:26
  8. Mateus 5:13
  9. Provérbios 25:11
  10. II Samuel 13:6
  11. Mateus 10:42
  12. Êxodo 37:16
  13. Gênesis 40:11
  14. João 13:4

3. Memória com versículos

Objetivo: memorização de versículos.
Faixa etária: crianças que já saibam ler.
Procedimentos:

Dividir os participantes em duas equipes, ou se forem poucas pessoas, poderá jogar individualmente. Procede-se como um jogo da memória normal. Vários cartazes estarão espalhados pelo chão ou pela mesa virados para baixo. Cada equipe tenta encontrar a parte do versículo. Quem encontrar joga novamente e se errar passa a vez.

3. Gincana Quero-Quero

Objetivo: Integrar o grupo de forma a construir o conhecimento em conjunto.
Faixa etária: acima de 10 anos
Procedimentos: Divida as equipes. E comece a gincana.

Trazer 5 unidades do inseto citado em Provérbios 6.6; eles tem que estar vivos!
Trazer o Salmo 133 descrito no futuro do presente.

Resposta:
Oh! Quão bom e quão suave será os irmãos viverem em união!
Será como  óleo precioso sobre a cabeça, o qual descerá para a barba, a barba de Arão, e descerá para a gola de suas vestes.
Será como o orvalho de Hermom que descerá sobre os montes de Sião. Ali ordenará o Senhor a sua benção e a vida para sempre.

Caracterizar o triângulo amoroso descrito em Ester 2:16-17.
Trazer os objetos que estão implícitos no texto de Gênesis 28:10-12. Obs.: Trazer os objetos em maior tamanho!
Apresentar um casal que interprete e recite de cor Cantares 1:9-10 e 2:16-17, cada um nos seus respectivos papeis.

Resolva a seguinte operação matemática e apresente o resultado em quantidade de insetos variados vivos: 
Os dias de Matusalém - o número de livros do Novo Testamento - os dias de Adão x o número de discípulos que estavam com Jesus quando ocorreu a transfiguração - o total de livros da Bíblia + a quantidade de tribos de Israel : pelo número de filhos que Abraão teve com Sara + os livros do Velho Testamento - a quantidade de capítulos do Evangelho de Marcos.

Resposta:

969 - 27 = 942 - 930 = 12 x 3 = 36 - 66 = -30 + 12 = -18; 1 = -18 + 39 =  21 - 16 = 5

Apresentar 5 pessoas que tenham nomes bíblicos cada um mostrando a referência de onde aparece seu nome na bíblia.
Responda em grupo (anote as referências):
  1. A quem Jesus chamou "raposa"?
  2. Qual a única mulher cuja idade é mencionada na bíblia?
  3. Quem foi o homem mais alto do pescoço pra cima?
  4. Qual o maior versículo do Novo Testamento?
Respostas:
  1.  Herodes. Lucas 13:31-32
  2. Sara. Gênesis 23:1
  3. Saul. I Samuel 10:23
  4. Apocalipse 20:4

0 comentários:

Postar um comentário


Que nunca te falte um sonho pelo qual lutar, um projeto para realizar, algo para aprender, um lugar para onde ir e alguém para amar!!!

By.:Aline Monteiro