As crianças e adolescentes de hoje tem características diferentes das crianças e adolescentes de alguns anos atras. Eles são:
- Interativos:interagem com o outro, estabelecem vínculos facilmente;
- Participativos: reagem, marcam presença, tem oportunidade de se expressar;
- Multifacetados: adaptam-se facilmente ao novo, principalmente no que se se diz respeito a tecnologia;
- Contextualizados: sabem e conhecem o mundo em que vivem, pois a mídia facilita isso;
- Não são lineares ou seja, não tem um tempo certo para aprender as coisas, geralmente eles aprendem antes do tempo em que nós queremos que aprendam!
Diante disso, precisamos desafiar a aprendizagem bíblica. as verdades da palavra de Deus são imutáveis, mas a maneira de ensiná-las precisa ganhar um toque especial, pois é muito grande a nossa concorrência com o mundo.
Diversos educadores já escreveram sobre a importância do brincar e do jogar como forma lúdica na formação do ser humano. Jean Piaget foi um dos grandes defensores desta prática. Ele afirma que "o jogo transcende o ato de aprender". Todos nós já experimentamos o que as pesquisam provam: aprendemos muito mais através do que vivenciamos do que através daquilo que ouvimos.
De acordo com as pesquisas, as pessoas assimilam:
- 10% do que lêem;
- 20% do que escutam;
- 30% do que vêem;
- 50% do que vêem e escutam;
- 70% do que dizem e discutem;
- 90% do que dizem e praticam
Sendo assim, a criatividade é o melhor ingrediente para desenvolver o trabalho com crianças e adolescentes. Porém alguns cuidados são necessários. Ao selecionar e preparar uma atividade:
é importante adaptá-la á faixa etária;
ter em mente os objetivos as serem atingidos;
usá-la de fato como meio de aprendizagem e não somente como passatempo;
separar com antecedência o material a ser utilizado e preparar o local com cuidado;
ser claro na descrição da atividade e no estabelecimento das regras.
Os jogos tem inúmeros objetivos. Seria grande a lista para descreve-los. Mas de forma abrangente vale lembrar que eles trabalham a parte motora, social, perceptiva, expressiva, sensorial e cognitiva.
Abaixo listarei alguns jogos que foram modificados especificamente para algum ensino bíblico. Neles apresento apenas o objetivo cognitivo de cada brincadeira, Mas você deve usar sua criatividade para fazer as mudanças e alterações necessárias.
- A casa cai
Objetivo: aplicação do texto á repeito da casa construída na rocha e na areia.
Faixa etária: acima de 8 anos.
Procedimentos:
Formar trios onde duas pessoas dão as mãos de frente uma para a outra, umas delas é a parede direita da casa e a outra a parede esquerda. A terceira pessoa é o morador e fica no centro. Pode ou não sobrar uma pessoa que tentará ocupar o lugar de alguém. O dirigente pode dar vários comandos:
- Parede direita: só as paredes direitas saem e trocam de lugar;
- Parede esquerda: só as paredes esquerdas saem e trocam de lugar;
- Moradores: só os moradores do centro trocam de lugar;
- A casa cai: só as paredes saem e formam outras casas com pessoas diferentes;
- Terremoto: todos saem, se misturam e formam outras casas.
Se tiver sobrando uma pessoa no meio ela sempre tentará pegar um lugar para si, isto quer dizer que ela poderá mudar de função e ocupar o lugar de outro morador ou de uma parede.
Você pode fazer aplicações mostrando que a casa que cai e paredes desmoronam, os moradores estão perdidos e onde o terremoto abala tudo, é a casa construída na areia.
2. Picnic bíblico
Objetivo: treinar o manuseio da bíblia, abrindo em diversos textos, captando o que esta sendo pedido.
Faixa etária: acima de 8 anos.
Procedimentos:
Dividir os participantes em equipes. Dividir para cada equipe um papel com a seguinte orientação:
Monte o picnic trazendo os elementos que aparecem nas seguintes passagens bíblicas:
- Eclesiastes 11:1
- Salmo 55:21
- I Samuel 17:18
- Jó 6:6
- Miquéis 6:15
- Números 11:5
- Provérbios 10:26
- Mateus 5:13
- Provérbios 25:11
- II Samuel 13:6
- Mateus 10:42
- Êxodo 37:16
- Gênesis 40:11
- João 13:4
3. Memória com versículos
Objetivo: memorização de versículos.
Faixa etária: crianças que já saibam ler.
Procedimentos:
Dividir os participantes em duas equipes, ou se forem poucas pessoas, poderá jogar individualmente. Procede-se como um jogo da memória normal. Vários cartazes estarão espalhados pelo chão ou pela mesa virados para baixo. Cada equipe tenta encontrar a parte do versículo. Quem encontrar joga novamente e se errar passa a vez.
3. Gincana Quero-Quero
Objetivo: Integrar o grupo de forma a construir o conhecimento em conjunto.
Faixa etária: acima de 10 anos
Procedimentos: Divida as equipes. E comece a gincana.
Trazer 5 unidades do inseto citado em Provérbios 6.6; eles tem que estar vivos!
Trazer o Salmo 133 descrito no futuro do presente.
Resposta:
Oh! Quão bom e quão suave será os irmãos viverem em união!
Será como óleo precioso sobre a cabeça, o qual descerá para a barba, a barba de Arão, e descerá para a gola de suas vestes.
Será como o orvalho de Hermom que descerá sobre os montes de Sião. Ali ordenará o Senhor a sua benção e a vida para sempre.
Caracterizar o triângulo amoroso descrito em Ester 2:16-17.
Trazer os objetos que estão implícitos no texto de Gênesis 28:10-12. Obs.: Trazer os objetos em maior tamanho!
Apresentar um casal que interprete e recite de cor Cantares 1:9-10 e 2:16-17, cada um nos seus respectivos papeis.
Resolva a seguinte operação matemática e apresente o resultado em quantidade de insetos variados vivos:
Os dias de Matusalém - o número de livros do Novo Testamento - os dias de Adão x o número de discípulos que estavam com Jesus quando ocorreu a transfiguração - o total de livros da Bíblia + a quantidade de tribos de Israel : pelo número de filhos que Abraão teve com Sara + os livros do Velho Testamento - a quantidade de capítulos do Evangelho de Marcos.
Resposta:
969 - 27 = 942 - 930 = 12 x 3 = 36 - 66 = -30 + 12 = -18; 1 = -18 + 39 = 21 - 16 = 5
Apresentar 5 pessoas que tenham nomes bíblicos cada um mostrando a referência de onde aparece seu nome na bíblia.
Responda em grupo (anote as referências):
- A quem Jesus chamou "raposa"?
- Qual a única mulher cuja idade é mencionada na bíblia?
- Quem foi o homem mais alto do pescoço pra cima?
- Qual o maior versículo do Novo Testamento?
Respostas:
0 comentários:
Postar um comentário
Que nunca te falte um sonho pelo qual lutar, um projeto para realizar, algo para aprender, um lugar para onde ir e alguém para amar!!!
By.:Aline Monteiro