A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

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terça-feira, 20 de janeiro de 2015

1° Encontro de Educadores Cristãos - IDB Ipanema – 2015



Durante muito tempo a igreja teve uma sua visão limitada no que diz respeito às crianças. A ideia geral era que deveria ter algum trabalho para elas porque vinham com os pais e, se ficassem no templo, atrapalhariam o culto. Poucos eram os que acreditavam na importância das crianças e na capacidade de aprender sobre a palavra de Deus.
Atualmente a igreja tem despertado para o trabalho infantil e entendeu que os pequeninos precisam ser vistos de forma especial em suas necessidades e no potencial que têm para oferecer ao crescimento do reino.
Jesus disse: “Não impeçais as crianças de virem a mim, pois delas é o reino dos céus”. Não devemos impedir nossas crianças de chegarem a Jesus. Quando achamos que são muito imaturas para aprender as coisas do reino, ou que desperdiçamos tempo e dinheiro, que o gasto é sem retorno, quando olhamos para elas apenas como o "futuro", estamos impedindo que elas cheguem até Jesus.
O bom professor é aquele que almeja a excelência do ensino e se empenha em alcançá-la. Tem que ser como o apóstolo Paulo exortou: “... o que ensina, esmere-se no fazê-lo" (Rm 12.7). Paulo recomenda àquele que ensina a dedicação total desse ministério. Dedicação que resultará num progresso constante do professor quer seja em relação à habilidade no ensino e crescimento espiritual de seus alunos; quer seja em relação a sua própria vida cristã.
O educador cristão deve ser o primeiro a viver o que ensina. A classe nunca deve ser subestimada (muito menos a dos pequeninos). Ela saberá se o professor está sendo sincero no que diz. Como também saberá se o professor se preparou adequadamente para a aula. Fazer pesquisas de última hora e preparar a aula às pressas nunca dá certo. Quando o professor não se esforça para fazer o melhor, ele não apenas desrespeita seus alunos como peca contra Deus.
Moldando vidas
Você já viu o trabalho de um oleiro? Sua função consiste em transformar uma massa disforme de argila em um objeto de utilidade doméstica ou em uma peça artística.
Antes de criar um objeto, o oleiro tem que buscar a argila, colocá-la para secar, esmagá-la, moê-la, peneirá-la, misturá-la com um outro barro e água para criar uma massa homogênea.
 Em seguida, essa massa será colocada no centro de um prato giratório e com os dedos posicionados, externa e internamente, o oleiro levanta as paredes da peça na forma e altura desejada.


A atividade de um oleiro requer muita dedicação e prática. O caminho que conduz à perfeição é muito longo. A tarefa de um oleiro é dar forma a uma porção de barro com as mãos e umas poucas ferramentas.
Simples é descrever o processo, mas só quem é bastante habilidoso e dedicado consegue executar eficientemente o trabalho.
Querido professor, sua função é moldar vidas. Ao estar trabalhando Domingo após domingo, conduzindo os cordeirinhos do rebanho do Pastor Amado, do Rol do Berço aos Adolescentes, você é como um oleiro que, usado por Deus, vai moldando as mentes pequenas para que se tornem semelhantes a Jesus.
Muitas vezes, esse não é um trabalho fácil. No caso das peças de argila, algumas delas são facilmente moldadas e ficam prontas em uma só etapa. Outras, mais trabalhosas; precisam de um processo longo, até ficarem prontas. Algumas crianças são dóceis e fáceis de lidar. Outras, porém, exigem mais paciência e tato. E são essas últimas as que mais precisam do trabalho abnegado do oleiro da Escola Bíblica Dominical e do Culto Infantil.
Os trabalhos de um oleiro nem sempre propiciam resultados imediatos. Algumas etapas são demoradas. Calma e paciência são qualidades que todo oleiro precisa ter. Assim ocorre também no desenvolvimento das crianças. Nem sempre os professores podem ver os resultados de seus esforços. Porém, isso não deve desanimá-los, mas motivá-los a se dedicarem cada vez mais, e melhor.
Temos um sonho: formar um exército de crianças cheias do Espírito Santo, adestradas na Palavra, ousadas e destemidas, para saquear o inferno e implantar o reino de Deus na terra.
Conclamamos você, amado irmão, a sonhar juntamente conosco, e a fazer esse exército marchar sobre a terra.

Invista nas nossas crianças. Olhe para elas como líderes de êxito, de sucesso, e você verá a grande diferença que isso fará nas famílias e em todo o Ministério. Contamos com você! Que Deus o abençoe, querido professor, querido líder, nessa nobre missão, a missão de moldar vidas!

I - CARACTERÍSTICAS DO EDUCADOR INFANTIL:

·         Ser cristão;
·         Ter vida devocional;
·         Ter conduta exemplar;
·         Amar as crianças;
·         Conhecer os alunos;
·         Aceitar a criança como ela é;
·         Ser sensível às necessidades das crianças;
·         Inspirar confiança e amor;
·         Ser responsável e criterioso no preparo;
·         Se assíduo e pontual;
·         Ser sincero e imparcial;
·         Ser calmo e seguro;
·         Ser alegre e compreensivo;
·         Ter visão do trabalho.

II-ATITUDES DO EDUCADOR INFANTIL:
  •     O EDUCADOR deve ser carinhoso, porém firme. NÃO SEJA PARCIAL. O critério    deve ser o mesmo para todas as crianças.
  •     Lembre o grande valor dos elogios, evitando críticas ao máximo e elogiando as    atitudes e ações certas.
  •         Nunca envergonhe a criança com gritarias. Use uma voz suave e meiga.
  •    Desça ao nível da criança, para conversar com ela.
  •        Evite conversar com outros adultos durante a aula.
  •    Converse com as crianças e incentive a conversa delas.
  •       Dê atenção individual às crianças, participando nas suas brincadeiras e atividades.
  •        Seja educado, respeitando a criança com palavras como: ”Por favor”, “obrigado”,      "desculpe”, etc.
  •     Ser criativo quando estiver preparando as atividades para criança.
  •         Às vezes é necessário dizer não.
  •        Fale sobre as ações e não sobre a personalidade da criança.

III -PERGUNTAS PARA REFLETIR:

  •           Tenho uma experiência de fé em Cristo como meu Salvador?
  •                        Para mim a Bíblia é a palavra de Deus e sinto a necessidade de compartilhar      sua verdade com as crianças?
  •                      Estou pronto a modificar meu modo de falar para que as crianças possam    entender a Bíblia, em seu nível de compreensão?
  •                     Sou uma pessoa equilibrada que pode aguentar as artes das crianças sem ficar nervoso?
  •                  Tenho certa habilidade em organizar, planejar, estudar e cooperar com outros?
  •                  Estou disposto a continuar aprendendo mais e mais sobre as crianças, para  ensinar melhor?
  •                Tenho prazer em estar com as crianças e verdadeiro interesse em suas vidas    individuais?
  •             Outras pessoas estão me incentivando a trabalhar com crianças porque      reconhecem meu talento e disponibilidade?






Ministério Infantil – IDB – Ipanema 2015


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Que nunca te falte um sonho pelo qual lutar, um projeto para realizar, algo para aprender, um lugar para onde ir e alguém para amar!!!

By.:Aline Monteiro