Aline de Almeida
Monteiro; Fabiana Gonçalves Flôr; Kátia Silene Silva (Orientadora).
Curso de
Pedagogia- UFG - Campus Catalão
Palavras -
chave: Leitura;
Educação; Aprendizagem.
Introdução
Este artigo visa relatar experiências e apresentar o
projeto de leitura e escrita desenvolvido na 1ª série do Ensino Fundamental do
Colégio Anice Cecílio Pedreiro, com crianças de seis anos.
O
projeto intitulado Histórias e Fantasias:
uma viagem pelo universo da leitura e escrita foi elaborado a partir de
vários momentos de observação na escola campo, sendo uma exigência para
aprovação na disciplina de Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do
Ensino Fundamental III e IV e visa aproximar as crianças dos livros literários,
despertando nelas o interesse pela leitura e a busca do conhecimento, afim de
que possam se tornar leitores ativos que saibam ler e entender os diferentes
tipos de texto que circulam socialmente.
Sabemos
que quando a linguagem oral e escrita está presente de forma ativa na vida da
criança, ela lhe possibilita o aprimoramento da língua, ou seja, do
vocabulário, bem como lhe permite se expressar melhor.
Sendo
assim, o tema do projeto surgiu após percebermos a deficiência que existe
quanto a prática de leitura e escrita em sala de aula, e também por entendermos
o quanto a leitura é importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional e
social das crianças, isso além de auxiliar no aprimoramento das habilidades
linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever.
Considerando estas
informações, sabemos de nossa responsabilidade em selecionar os melhores
procedimentos que possibilitem as crianças sua aprendizagem, bem como o
desenvolvimento de suas capacidades e competências.
Assim, entre os mais
variados procedimentos que possibilitam a aprendizagem, encontramos a linguagem
oral que precede a escrita, enriquece o vocabulário e aumenta o potencial de
comunicação e compreensão, por isso esteve presente em todas as atividades
desenvolvidas com as crianças tais como conversas informais, histórias e
narrações.
Nosso objetivo
principal foi o de auxiliar no desenvolvimento da linguagem oral e escritas das
crianças, bem como, na aprendizagem significativa através da leitura, além de
contribuir para a formação de leitores ativos que saibam ler e entender os
diferentes tipos de texto que circulam socialmente.
Acreditamos que a
educação pode transformar o mundo e que através de atividades lúdicas e
prazerosas podemos transformar a consciência das crianças, levando as práticas
de leitura e a escrita tão importantes para o desenvolvimento social, emocional
e cognitivo de qualquer ser humano.
Sabemos que interação
das crianças com o universo da leitura e da escrita é muito importante, mesmo
que essas crianças ainda não saibam ler e escrever sozinhas, pois além de
enriquecer seu vocabulário, motiva as práticas de leitura e escrita,
contribuindo para a formação integral do sujeito.
Fundamentação
Teórica
As principais leituras teórico-metodológicas se
pautam nas abordagens biográficas dos Parâmetros Curriculares
Nacionais de Língua Portuguesa e nos
estudos realizados por Soares (2001), Freire (2005), Kramer (1998) e Nóvoa
(1995), que nos levam a perceber a importância de
inserir as crianças no mundo letrado, apresentando lhes diferentes tipos de
texto, permitindo que elas interajam com eles, dando lhes novos sentidos e
atribuindo-lhes novos conceitos.
Para
Soares (2001, p 39-40) letrado “é não só aquele que sabe ler e escrever, mas
aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita
e responde adequadamente as demandas sociais de leitura e escrita”.
Assim,
entendemos que cabe a nós, professores oferecer as crianças os mais diversos
materiais de leitura, bem como transformar a sala de aula em um ambiente
estimulante, com as mais variadas situações, em que as crianças possam se
manifestar livremente sobre as compreensões e interpretações que fazem a partir
da leitura dos textos.
De acordo com os
Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1997), “o papel do professor, é formar
alunos críticos habituados com a leitura, isso através do incentivo da leitura
diária e de um contato com todos os tipos de textos”. E ainda, segundo os
PCNs de Língua Portuguesa (1997, p. 21),
A linguagem e a participação social têm estreita
relação com o domínio da língua, pois é por meio dela que o homem se comunica,
tem acesso a informações, expressa e defende seu ponto de vista, partilha e/ou
constrói visões de mundo, produz conhecimento.
Sendo
assim, sabemos que é fundamental levar as crianças às mais variadas práticas de
leitura afim de ajudarmos os alunos em seu processo de alfabetização e
letramento. Por isso, buscamos no desenvolvimento deste projeto
apresentar às crianças os mais diversos tipos de textos, tais como: jornais,
gibis, rótulos, cartas e livros literários, explicando que a leitura e a
escrita se faz presente em toda nossa vida e de como ela é importante para a
formação do sujeito ativo, capaz de intervir na realidade para transformá-la.
Conforme Soares (2003,
p.15), “letramento é a imersão da criança na cultura escrita, participação em
experiências variadas de leitura e escrita, conhecimento e interação com
diferentes tipos e gêneros de material escrito”.
Nessa perspectiva,
acreditamos que incentivar e motivar as práticas de leitura e escrita através
de rótulos, gibis, lista de compras, receitas e livros literários poderá ser de
grande auxílio para que as crianças percebam a importância da leitura e escrita
para seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo.
Metodologia
A partir de alguns momentos de investigação e
observação na escola campo, e com o auxilio de alguns relatórios feitos a
partir destas observações, pudemos constatar a necessidade de se trabalhar
leitura e escrita com as crianças.
Assim, com a intenção de conscientizar as crianças
sobre a importância da leitura e da escrita para o desenvolvimento social e
afetivo dos indivíduos, utilizamos como primeiro recurso uma mala de viagem
repleta de gibis, revistas, livros, jornais e receitas e convidamos as crianças
para fazer uma bonita viagem, com o tema: histórias
e fantasias: uma viagem pelo universo da leitura e escrita.
De
início informamos às crianças que nossa mala estava pronta e a abrimos para
mostrar a elas que existem vários tipos de textos que podem ser apresentados
através de propagandas, imagens, receitas, revistas, gibis, jornais e outros.
Informamos
às crianças que durante nossa viagem faríamos algumas paradas e que em cada uma
delas ouviríamos uma bonita história, assim a cada aula, apresentamos uma
história, com o auxílio de livros literários, fantoches, máscaras e avental de
contação de histórias. Em seguida distribuíamos atividades relacionadas à
história do dia.
O
uso de jornais, revistas, gibis, livros, receitas, propagandas e rótulos foram
grandes aliados em sala de aula, por ser um meio de interação e informação
sobre o papel da leitura e da escrita na vida do ser humano, além de nos
auxiliar também em outras metas educacionais como,
“a construção da autonomia e da
cooperação, o enfrentamento e a solução de problemas, a responsabilidade, a
criatividade, a formação do autoconceito estável e positivo, a comunicação e a
expressão em todas as formas, particularmente ao nível da linguagem” Kramer
(1992, p.37).
Sendo
assim, reconhecemos que este projeto objetivou também favorecer o
desenvolvimento infantil em suas diversas etapas bem como ampliar a construção
de conhecimentos considerados essenciais para a reflexão e formação de
indivíduos ativos capazes de intervirem na realidade para transformá-la.
Resultados/Discussão
e Análises
Acreditamos que o trabalho
foi bastante satisfatório, pois as crianças se empenharam e se mostraram
bastante participativas e empolgadas por ouvir histórias, mesmo quando eram
contos clássicos conhecidos, como Chapeuzinho Vermelho e Os três porquinhos.
É com grande satisfação
que, mesmo sem ter concluído o projeto, podemos afirmar que resultados
positivos já são notáveis, e que o interesse das crianças pela leitura tem sido
aflorado, pois as mesmas sempre se mantiveram atentas as histórias e
manifestaran-se bastante sobre as mesmas, além de responderem bem as atividades
propostas.
Enfim o trabalho tem sido
positivo, e ressaltamos mais uma vez que o mesmo deve ser continuo e que todos
devem se engajar na proposta de incentivar as crianças a leitura e escrita.
Conclusões ou
Considerações Finais
Segundo Abramovick (1995, p.17)
“Ler
histórias para as crianças, sempre, sempre, sempre... É suscitar o imaginário,
é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas e encontrar muitas
ideias para solucionar questões – como os personagens fizeram... – é estimular
para desenhar, para musicalizar, para teatralizar, para brincar... Afinal, tudo
pode nascer de um texto”.
Neste
sentido, entendemos que a produção do conhecimento é constante, portanto, o
professor preceptor e os pais devem oferecer as crianças oportunidade de
leitura e escrita e manuseio de livros literários ainda que a criança não saiba
ler.
Referências
BRASIL. Ministério da
Educação e do desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. V.4. Brasília:
MEC/ SEF, 1997.
______. Ministério da
Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. V.9. Brasília:
MEC/ SEF, 1997.
______.
Ministério da Educação e do desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro
e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
______.
Ministério da Educação e do desporto.
Parâmetros Curriculares Nacionais:
Língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília,
1994.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes
necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
KRAMER,
Sonia (coord). Com a pré-escola nas
mãos: Uma alternativa curricular para a Educação Infantil. 4.ed.São
Paulo: Ática, 1992.
NÓVOA, A. Os
professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. Editora
Autentica, 2001.
0 comentários:
Postar um comentário
Que nunca te falte um sonho pelo qual lutar, um projeto para realizar, algo para aprender, um lugar para onde ir e alguém para amar!!!
By.:Aline Monteiro