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quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

ARTIGO "HISTÓRIAS E FANTASIAS: UMA VIAGEM PELO UNIVERSO DA LEITURA E DA ESCRITA"




Aline de Almeida Monteiro; Fabiana Gonçalves Flôr; Kátia Silene Silva (Orientadora).
Curso de Pedagogia- UFG - Campus Catalão

Palavras - chave: Leitura; Educação; Aprendizagem.

Introdução

Este artigo visa relatar experiências e apresentar o projeto de leitura e escrita desenvolvido na 1ª série do Ensino Fundamental do Colégio Anice Cecílio Pedreiro, com crianças de seis anos.
O projeto intitulado Histórias e Fantasias: uma viagem pelo universo da leitura e escrita foi elaborado a partir de vários momentos de observação na escola campo, sendo uma exigência para aprovação na disciplina de Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental III e IV e visa aproximar as crianças dos livros literários, despertando nelas o interesse pela leitura e a busca do conhecimento, afim de que possam se tornar leitores ativos que saibam ler e entender os diferentes tipos de texto que circulam socialmente.
Sabemos que quando a linguagem oral e escrita está presente de forma ativa na vida da criança, ela lhe possibilita o aprimoramento da língua, ou seja, do vocabulário, bem como lhe permite se expressar melhor.
Sendo assim, o tema do projeto surgiu após percebermos a deficiência que existe quanto a prática de leitura e escrita em sala de aula, e também por entendermos o quanto a leitura é importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, isso além de auxiliar no aprimoramento das habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever.
Considerando estas informações, sabemos de nossa responsabilidade em selecionar os melhores procedimentos que possibilitem as crianças sua aprendizagem, bem como o desenvolvimento de suas capacidades e competências.
Assim, entre os mais variados procedimentos que possibilitam a aprendizagem, encontramos a linguagem oral que precede a escrita, enriquece o vocabulário e aumenta o potencial de comunicação e compreensão, por isso esteve presente em todas as atividades desenvolvidas com as crianças tais como conversas informais, histórias e narrações.
Nosso objetivo principal foi o de auxiliar no desenvolvimento da linguagem oral e escritas das crianças, bem como, na aprendizagem significativa através da leitura, além de contribuir para a formação de leitores ativos que saibam ler e entender os diferentes tipos de texto que circulam socialmente.
Acreditamos que a educação pode transformar o mundo e que através de atividades lúdicas e prazerosas podemos transformar a consciência das crianças, levando as práticas de leitura e a escrita tão importantes para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de qualquer ser humano.
Sabemos que interação das crianças com o universo da leitura e da escrita é muito importante, mesmo que essas crianças ainda não saibam ler e escrever sozinhas, pois além de enriquecer seu vocabulário, motiva as práticas de leitura e escrita, contribuindo para a formação integral do sujeito.
Fundamentação Teórica

As principais leituras teórico-metodológicas se pautam nas abordagens biográficas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e nos estudos realizados por Soares (2001), Freire (2005), Kramer (1998) e Nóvoa (1995), que nos levam a perceber a importância de inserir as crianças no mundo letrado, apresentando lhes diferentes tipos de texto, permitindo que elas interajam com eles, dando lhes novos sentidos e atribuindo-lhes novos conceitos.
Para Soares (2001, p 39-40) letrado “é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita e responde adequadamente as demandas sociais de leitura e escrita”.
Assim, entendemos que cabe a nós, professores oferecer as crianças os mais diversos materiais de leitura, bem como transformar a sala de aula em um ambiente estimulante, com as mais variadas situações, em que as crianças possam se manifestar livremente sobre as compreensões e interpretações que fazem a partir da leitura dos textos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1997), “o papel do professor, é formar alunos críticos habituados com a leitura, isso através do incentivo da leitura diária e de um contato com todos os tipos de textos”. E ainda, segundo os PCNs de Língua Portuguesa (1997, p. 21),
 A linguagem e a participação social têm estreita relação com o domínio da língua, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso a informações, expressa e defende seu ponto de vista, partilha e/ou constrói visões de mundo, produz conhecimento.
 Sendo assim, sabemos que é fundamental levar as crianças às mais variadas práticas de leitura afim de ajudarmos os alunos em seu processo de alfabetização e letramento. Por isso, buscamos no desenvolvimento deste projeto apresentar às crianças os mais diversos tipos de textos, tais como: jornais, gibis, rótulos, cartas e livros literários, explicando que a leitura e a escrita se faz presente em toda nossa vida e de como ela é importante para a formação do sujeito ativo, capaz de intervir na realidade para transformá-la.
Conforme Soares (2003, p.15), “letramento é a imersão da criança na cultura escrita, participação em experiências variadas de leitura e escrita, conhecimento e interação com diferentes tipos e gêneros de material escrito”.
Nessa perspectiva, acreditamos que incentivar e motivar as práticas de leitura e escrita através de rótulos, gibis, lista de compras, receitas e livros literários poderá ser de grande auxílio para que as crianças percebam a importância da leitura e escrita para seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo.
 Metodologia

A partir de alguns momentos de investigação e observação na escola campo, e com o auxilio de alguns relatórios feitos a partir destas observações, pudemos constatar a necessidade de se trabalhar leitura e escrita com as crianças.
Assim, com a intenção de conscientizar as crianças sobre a importância da leitura e da escrita para o desenvolvimento social e afetivo dos indivíduos, utilizamos como primeiro recurso uma mala de viagem repleta de gibis, revistas, livros, jornais e receitas e convidamos as crianças para fazer uma bonita viagem, com o tema: histórias e fantasias: uma viagem pelo universo da leitura e escrita.
De início informamos às crianças que nossa mala estava pronta e a abrimos para mostrar a elas que existem vários tipos de textos que podem ser apresentados através de propagandas, imagens, receitas, revistas, gibis, jornais e outros.
Informamos às crianças que durante nossa viagem faríamos algumas paradas e que em cada uma delas ouviríamos uma bonita história, assim a cada aula, apresentamos uma história, com o auxílio de livros literários, fantoches, máscaras e avental de contação de histórias. Em seguida distribuíamos atividades relacionadas à história do dia.
O uso de jornais, revistas, gibis, livros, receitas, propagandas e rótulos foram grandes aliados em sala de aula, por ser um meio de interação e informação sobre o papel da leitura e da escrita na vida do ser humano, além de nos auxiliar também em outras metas educacionais como,

“a construção da autonomia e da cooperação, o enfrentamento e a solução de problemas, a responsabilidade, a criatividade, a formação do autoconceito estável e positivo, a comunicação e a expressão em todas as formas, particularmente ao nível da linguagem” Kramer (1992, p.37).

Sendo assim, reconhecemos que este projeto objetivou também favorecer o desenvolvimento infantil em suas diversas etapas bem como ampliar a construção de conhecimentos considerados essenciais para a reflexão e formação de indivíduos ativos capazes de intervirem na realidade para transformá-la. 

Resultados/Discussão e Análises

Acreditamos que o trabalho foi bastante satisfatório, pois as crianças se empenharam e se mostraram bastante participativas e empolgadas por ouvir histórias, mesmo quando eram contos clássicos conhecidos, como Chapeuzinho Vermelho e Os três porquinhos.
É com grande satisfação que, mesmo sem ter concluído o projeto, podemos afirmar que resultados positivos já são notáveis, e que o interesse das crianças pela leitura tem sido aflorado, pois as mesmas sempre se mantiveram atentas as histórias e manifestaran-se bastante sobre as mesmas, além de responderem bem as atividades propostas.
Enfim o trabalho tem sido positivo, e ressaltamos mais uma vez que o mesmo deve ser continuo e que todos devem se engajar na proposta de incentivar as crianças a leitura e escrita.

Conclusões ou Considerações Finais

Segundo Abramovick (1995, p.17)
“Ler histórias para as crianças, sempre, sempre, sempre... É suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas e encontrar muitas ideias para solucionar questões – como os personagens fizeram... – é estimular para desenhar, para musicalizar, para teatralizar, para brincar... Afinal, tudo pode nascer de um texto”.
Neste sentido, entendemos que a produção do conhecimento é constante, portanto, o professor preceptor e os pais devem oferecer as crianças oportunidade de leitura e escrita e manuseio de livros literários ainda que a criança não saiba ler.

Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. V.4. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. V.9. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
______. Ministério da Educação e do desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
______.  Ministério da Educação e do desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
KRAMER, Sonia (coord). Com a pré-escola nas mãos: Uma alternativa curricular para a Educação Infantil. 4.ed.São Paulo: Ática, 1992.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. Editora Autentica, 2001.

______. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. 26ª Reunião Anual da Anped. Poços de Caldas, 2003. Editora Autentica, 2001.


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By.:Aline Monteiro