RESUMO
O presente estudo procura
abordar o papel do pedagogo na organização do processo de ensino aprendizagem
na educação profissional, percebendo o pedagogo como o profissional
especialista em educação que não se prende exclusivamente a sala de aula mas
que pode estende sua experiência em diferentes atividades sendo um mediador nos
processos educativos, quer seja ensino regular ou profissional. Sua função será mediar, organizar e
articular o trabalho pedagógico dentro
da instituição a qual faz parte.
Palavras-chave: Pedagogo,
Educação, Profissional.
INTRODUÇÃO
“O bom professor deixa
marcas profundas e positivas em seus alunos, sendo um modelo de profissional e
de pessoa a ser venerado e, se possível, imitado”. Sérgio Simka
Atualmente
o Pedagogo vem se destacando e ganhando espaço em diferentes campos de trabalho
o que gera diferentes discussões sobre o
papel do pedagogo dentro e fora da sala de aula.
A
formação em Pedagogia habilita o Pedagogo para trabalhar na Educação Infantil e
Anos iniciais do Ensino Fundamental, mas não o restringe apenas a sala de aula.
O pedagogo é um mediador do trabalho pedagógico, podendo atuar juntamente com
professores, coordenadores, diretores, pais e alunos, a fim de orientar e
auxiliar os mesmos na elaboração das metodologias e na construção do currículo
escolar, inclusive da Educação Profissional.
Entendendo
que a Pedagogia é a ciência que estuda a educação, teremos o pedagogo como o
profissional especialista em educação,
responsável por levar o educando
a produzir conhecimento, tendo o mesmo como um ser pensante capaz de
estabelecer as relações do processo de e ensino e aprendizagem como um todo. Ou seja, o pedagogo é o organizador do
fazer pedagógico da a escola, sendo que, sua função será mediar, organizar e
articular o trabalho pedagógico dentro
da instituição a qual faz parte.
Assim, entendemos
que ser pedagogo significa ter o domínio sistemático e intencional das formas
(métodos) por meio dos quais se deve realizar o processo de formação cultural (SAVIANI , 1985), ou
ainda, o pedagogo é aquele que não fica indiferente diante da realidade Gadotti
(2004), mas procura meios e soluções pra intervir e aprender com a realidade em
processo.
JUSTIFICATIVA
De acordo com o DIEB (Dicionário
Interativo da Educação Brasileira)
Currículo escolar é o
conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar
as atividades educativas, as formas de executa-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as
intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam
como modelo ideal de escola defendido pela sociedade.
Neste
sentido, entendemos que o currículo em toda sua dimensão deve abranger mais do
que simples atividades a serem executadas no decorrer do ano escolar, deve se
inteirar também das experiências vividas por seus alunos, seu contexto social,
suas famílias, a fim de favorecer o valor da cidadania.
Assim,
considerando o currículo como a soma de experiências vividas pelos alunos de
uma escola, podemos concluir que o planejamento do currículo será o
planejamento dessas experiências.
E
se falamos em planejamento de experiências, algumas pessoas são de suma
importância no planejamento do currículo escolar, tais como: coordenadores,
diretores, supervisores e principalmente os pedagogos.
Isto porque serão os pedagogos os mediadores do
processo ensino aprendizagem, auxiliando professores e alunos na busca de sua
autonomia, contribuindo para a compreensão da sociedade e da cultura em que se
vive, colaborando para a formação de cidadãos críticos capazes de intervirem na
realidade para transformá-la.
Assim, se quisermos formar cidadãos reflexivos
devemos ser professores reflexivos, lembrando sempre que a educação é à base de
toda uma vida e que, portanto deve ser bem trabalhada.
Segundo
Nóvoa,
A
formação não se constrói por acumulação de cursos, de conhecimentos ou de
técnicas, mas sim através de um trabalho de reflexibilidade crítica sobre a
prática e de re(construção) permanente de uma identidade pessoal. Por isso é
tão importante investir na pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência
(1995, p. 25).
Portanto,
é esse o papel Pedagogo na educação profissional, abrir portas para as observações
que ocorrem em sala de aula e estimular os projetos pedagógicos a partir de
pesquisas que favorecerão o aprendizado e crescimento dos alunos em formação.
Paulo Freire nos afirma que,
Não há
ensino sem pesquisa, e pesquisa sem ensino. Esses que fazeres se encontram um
no corpo do outro. Enquanto ensino contínuo buscando, reprocurando. Ensino
porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para
constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para
conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. ( 1997, p
29)
Neste
sentido, podemos afirmar que o Pedagogo terá uma grande importância no processo
de educação profissional pois poderá focar na busca da qualidade e disciplina,
além de analisar as práticas educativas do trabalho pedagógico, da organização
e funcionamento da escola em articulação com sua estrutura física
organizacional e pedagógica.
OBJETIVO GERAL
Promover
reflexões acerca da identidade, do papel e das atribuições do pedagogo frente
as instituições de educação profissional
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Perceber
a importância do pedagogo na educação profissional, acompanhando e apoiando de
perto o processo de ensino aprendizagem na instituição trabalhada.
Identificar
as necessidades de alunos e professores, motivando a equipe ao sucesso
profissional.
Compreender os novos
papéis de professor e aluno na aprendizagem.
Conclusão
O pedagogo disposto a
atuar na educação profissional, deve procurar acompanhar de perto o processo de
ensino - aprendizagem, identificando as necessidades de alunos e professores e
estimulando-os na produção do próprio conhecimento, mantendo um postura firme
porém articulada com os demais membros do processo de ensino aprendizagem
dentro da instituição.
Referências bibliográficas
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários
à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
GADOTTI, M. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Cortez, 2004
MENEZES,
Ebenezer Takuno de SANTOS, Thais Helena dos. “Currículo escolar"
(verbete). Dicionário
Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo:
Midiamix Editora, 2002. Disponível em
<http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=72
> Acesso em 01/02/2014
NÓVOA, A. Os
professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
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By.:Aline Monteiro