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sábado, 20 de dezembro de 2014

O PAPEL DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONA



RESUMO
 O presente estudo procura abordar o papel do pedagogo na organização do processo de ensino aprendizagem na educação profissional, percebendo o pedagogo como o profissional especialista em educação que não se prende exclusivamente a sala de aula mas que pode estende sua experiência em diferentes atividades sendo um mediador nos processos educativos, quer seja ensino regular ou profissional. Sua função será mediar, organizar e articular o trabalho pedagógico  dentro da instituição a qual faz parte.

Palavras-chave: Pedagogo, Educação, Profissional.


INTRODUÇÃO
“O bom professor deixa marcas profundas e positivas em seus alunos, sendo um modelo de profissional e de pessoa a ser venerado e, se possível, imitado”.  Sérgio Simka

Atualmente o Pedagogo vem se destacando e ganhando espaço em diferentes campos de trabalho o que gera diferentes discussões  sobre o papel do pedagogo dentro e fora da sala de aula.

A formação em Pedagogia habilita o Pedagogo para trabalhar na Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental, mas não o restringe apenas a sala de aula. O pedagogo é um mediador do trabalho pedagógico, podendo atuar juntamente com professores, coordenadores, diretores, pais e alunos, a fim de orientar e auxiliar os mesmos na elaboração das metodologias e na construção do currículo escolar, inclusive da Educação Profissional.

Entendendo que a Pedagogia é a ciência que estuda a educação, teremos o pedagogo como o profissional especialista em educação,  responsável  por levar o educando a produzir conhecimento, tendo o mesmo como um ser pensante capaz de estabelecer as relações do processo de e ensino e aprendizagem como um todo. Ou seja, o pedagogo é o organizador do fazer pedagógico da a escola, sendo que, sua função será mediar, organizar e articular o trabalho pedagógico  dentro da instituição a qual faz parte.

 Assim, entendemos que ser pedagogo significa ter o domínio sistemático e intencional das formas (métodos) por meio dos quais se deve realizar o processo de formação cultural (SAVIANI , 1985), ou ainda, o pedagogo é aquele que não fica indiferente diante da realidade Gadotti (2004), mas procura meios e soluções pra intervir e aprender com a realidade em processo.

JUSTIFICATIVA
De acordo com o DIEB (Dicionário Interativo da Educação Brasileira)
Currículo escolar é o conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executa-las e suas finalidades.  Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade.

Neste sentido, entendemos que o currículo em toda sua dimensão deve abranger mais do que simples atividades a serem executadas no decorrer do ano escolar, deve se inteirar também das experiências vividas por seus alunos, seu contexto social, suas famílias, a fim de favorecer o valor da cidadania.
Assim, considerando o currículo como a soma de experiências vividas pelos alunos de uma escola, podemos concluir que o planejamento do currículo será o planejamento dessas experiências.
E se falamos em planejamento de experiências, algumas pessoas são de suma importância no planejamento do currículo escolar, tais como: coordenadores, diretores, supervisores e principalmente os pedagogos.
Isto porque serão os pedagogos os mediadores do processo ensino aprendizagem, auxiliando professores e alunos na busca de sua autonomia, contribuindo para a compreensão da sociedade e da cultura em que se vive, colaborando para a formação de cidadãos críticos capazes de intervirem na realidade para transformá-la.
Assim, se quisermos formar cidadãos reflexivos devemos ser professores reflexivos, lembrando sempre que a educação é à base de toda uma vida e que, portanto deve ser bem trabalhada.
Segundo Nóvoa,
A formação não se constrói por acumulação de cursos, de conhecimentos ou de técnicas, mas sim através de um trabalho de reflexibilidade crítica sobre a prática e de re(construção) permanente de uma identidade pessoal. Por isso é tão importante investir na pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência (1995, p. 25).
Portanto, é esse o papel Pedagogo na educação profissional, abrir portas para as observações que ocorrem em sala de aula e estimular os projetos pedagógicos a partir de pesquisas que favorecerão o aprendizado e crescimento dos alunos em formação. Paulo Freire nos afirma que,
Não há ensino sem pesquisa, e pesquisa sem ensino. Esses que fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino contínuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. ( 1997, p 29)
Neste sentido, podemos afirmar que o Pedagogo terá uma grande importância no processo de educação profissional pois poderá focar na busca da qualidade e disciplina, além de analisar as práticas educativas do trabalho pedagógico, da organização e funcionamento da escola em articulação com sua estrutura física organizacional e pedagógica.
OBJETIVO GERAL
Promover reflexões acerca da identidade, do papel e das atribuições do pedagogo frente as instituições de educação profissional

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Perceber a importância do pedagogo na educação profissional, acompanhando e apoiando de perto o processo de ensino aprendizagem na instituição trabalhada.
Identificar as necessidades de alunos e professores, motivando a equipe ao sucesso profissional.
Compreender os novos papéis de professor e aluno na aprendizagem.

Conclusão

O pedagogo disposto a atuar na educação profissional, deve procurar acompanhar de perto o processo de ensino - aprendizagem, identificando as necessidades de alunos e professores e estimulando-os na produção do próprio conhecimento, mantendo um postura firme porém articulada com os demais membros do processo de ensino aprendizagem dentro da instituição.

 Referências bibliográficas  

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
GADOTTI, M. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Cortez, 2004
MENEZES, Ebenezer Takuno de SANTOS, Thais Helena dos. “Currículo escolar" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002. Disponível  em <http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=72 > Acesso em 01/02/2014
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SAVIANI, Demerval. Sentido da pedagogia e o papel do pedagogo. In: Revista ANDE, São Paulo, nº 9, 1985.


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By.:Aline Monteiro